segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Dieta do tipo sanguíneo reduz até dez quilos no primeiro mês

Dieta combate a obesidade e ajuda na prevenção e no tratamento de doenças

Formulada para aperfeiçoar o desempenho do organismo, a Dieta do Tipo Sanguíneo, baseia-se na teoria de que o tipo de sangue determina funções digestivas, estruturas imunológicas e que alguns alimentos atuam não só na perda ou aumento de peso, mas também, na prevenção e tratamento de doenças. Idealizada pelo médico Naturopata Peter D´Adamo, a dieta mostra que para cada grupo sanguíneo, A, B, AB e O, existe uma relação de alimentos benéficos, neutros e nocivos, na qual o cardápio precisa ser criado, com base nesta classificação individual.

De acordo com a terapeuta ortomolecular Dra Emília Pinheiro, pioneira da Dieta no Brasil, tudo funciona de forma bastante simples: a partir de um "Programa Personalizado ao Tipo Sanguíneo", a pessoa passa a comer apenas os alimentos benéficos para o seu tipo de sangue. Estes atuam no organismo como remédios, e combinam à vontade com os alimentos considerados neutros, que servem de coadjuvantes da nutrição específica, desprezando aqueles considerados nocivos, já que estes funcionam como venenos tóxicos ao organismo em questão.

Dieta do tipo sanguíneo reduz
até dez quilos no primeiro mês
As conseqüências de um metabolismo agredido constantemente, acabam, mais cedo ou mais tarde, se tornando visíveis através dos mais diversos sintomas: obesidade (pelo armazenamento de gorduras); edemas e inchaços, em face da retenção de líquidos; disfunções da tireóide, síndrome da fadiga crônica, doenças auto-imunes; anemia, distúrbios de coagulação sanguínea, alergias, diabetes, doenças cardiovasculares e, até, câncer.

Este método apresenta um inovador plano de gerenciamento de vida saudável e indica meios de se corrigir todos os hábitos incorretos, incluindo os alimentares, de forma clara e objetiva. Sugere, desde os exercícios mais adequados a cada tipo sanguíneo a, também, lutar contra as doenças letais, indicando os medicamentos que melhor atuam em cada organismo, os suplementos alimentares e as vitaminas que precisam ser tomados ou evitados.

Segundo a Dra Emília, também autora do livro "Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo", o melhor é que na Dieta não existem contagens exatas ou restrições de calorias e, também, não é necessário que, de um dia para o outro, se tenha que abolir hábitos e preferências alimentares. “A perda de peso é uma das conseqüências naturais da restauração do corpo, que expele as toxinas que estão no tecido gorduroso, levando consigo a gordura e produzindo emagrecimento da pessoa. Aliada a outros fatores, como exercícios físicos, a dieta pode reduzir em até dez quilos no primeiro mês”, explica.

Você sabia?

· Pessoas que tem sangue Tipo “O” precisam ingerir carne vermelha, para prevenir a obesidade e outros males. O que engorda as pessoas do tipo sanguíneo “O”, são os grãos, certos tipos de feijões e legumes, especialmente lentilhas e feijão roxinho

· Tipo “A” - vegetariano por natureza genética - deve evitar radicalmente, tomate, batata inglesa e repolho. Aumentam de peso, devido à carne vermelha, ao feijão mulatinho, ao leite e seus derivados, além do excesso do trigo.

· Tipo “B” - deve fazer total restrição à carne de frango, que prejudica a circulação sanguínea e potencializa ataques e doenças imunológicas. Ganha peso com amendoim, lentilha, milho e trigo

· Tipo “AB” - deve abster-se de alguns tipos de feijões, pois intoxicam o aparelho digestivo, provocam hipoglicemia e diminuem o ritmo metabólico. Os responsáveis pelo desequilíbrio de peso são os feijões fradinho e mulatinho, o milho, as nozes e sementes em geral, a carne vermelha e o trigo.


Receitas que podem ser saboreadas por todos os tipos sanguineos – O, A, B e AB nas festas de final de ano

Perú recheado à Portuguesa

1 Peru grande (5 Kgs)

1 laranja lima

1 limão grande

1 cebola grande

1 xíc. de vinho branco seco

Manteiga, a gosto

Sal, a gosto

Fio incolor (uso culinário)

Para o recheio:

1 linguiça de avestruz

2 ovos

1 cálice de brandy ou conhaque

Sal e pimenta, a gosto

½ xíc. de pinhões

½ xíc. de uvas passas

1 xíc de ameixas sevas, sem caroço

Modo de fazer:

Lava-se o muito bem o peru e, em seguida, corta-se o pescoço e as asas. Com um garfo, fazem-se furos em toda a sua superfície. Após, coloca-se a ave numa bacia com bastante água e as rodelas do limão e da laranja lima, deixando-se assim, por cerca de 3 horas.

Prepara-se, entretanto, o recheio. Numa tigela, coloca-se a linguiça bem picadinha, junto com os ovos, o brandy ou conhaque, o sal, a pimenta-do-reino, os pinhões, as uvas passas e as ameixas, misturando-se tudo muito bem.

Retira-se o peru dos temperos e dispõe-se num tabuleiro de ir ao forno. Coloca-se, então, este recheio, na abertura do peru, costurando, em seguida, com agulha e fio incolor, fechando bem para o recheio não vazar.

Em volta do peru dispõem-se as asas e o pescoço da ave, previamente cortados em pedacinhos, os miúdos, também em pedacinhos, a cebola em gomos e o resto do recheio que sobrou. Rega-se, em seguida, com a metade do vinho branco seco e a manteiga derretida, levando-se ao forno, cerca de 1 hora, até o perú e o recheio estarem bem assados.

Logo que o perú estiver assado, corta-se em pedaços, sobre uma tábua de carnes e reserva-se. Entretanto, no tabuleiro em que o peru foi assado, prepara-se um molho, juntando-lhe 1lt. de água aos resíduos que se formaram durante a assadura, e o restante do vinho branco seco. Leva-se ao fogo e deixa-se ferver, até o líquido reduzir para a metade.

Finalmente, o peru é servido numa travessa de ir à mesa, com o recheio que estava no interior da ave, em volta, e decorado com batatinhas coradas. O molho vai em molheira, à parte.

Rabanadas com Mel

Pão s/ glúten (à venda nas boas lojas de produtos naturais)

4 ovo

1 xícara de mel silvestreMel

Pó de canela misturado com açúcar

Óleo para fritar, o suficiente

Leite para embeber o pão, o suficiente

Açúcar para adoçar o leite, o suficiente

Corta-se o pão em fatias com cerca de 2 cm. de espessura. Numa tigela funda, coloca-se o leite levemente amornado. Em outro recipiente, batem-se os ovos, ligeiramente. Uma a uma, vai-se passando cada fatia de pão, no leite, em seguida nos ovos e após, leva-se a fritar, numa frigideira grande, com o óleo previamente aquecido.

Vá retirando as fatias para uma travessa, com papel toalha, para escorrerem muito bem. Depois, passe as fatias, delicadamente, pela mistura do açúcar com a canela e disponha-as numa bela travessa de ir à mesa. Ao final, regue com o mel e decore com raspas bem fininhas de casca de limão.

Pudim de Natal

100 gr. de amêndoa (sem casca, levemente torradas e moídas)

100 gr. de manteiga

1 pacote de biscoito champanhe s/ glúten (encontrados nas boas lojas de produtos naturais)

200 gr. de açúcar

25 gr. de fécula de batata

1 limão

125 gr. de uvas passas

10 ovos inteiros

1 pitada de canela, a gosto


Num recipiente fundo, bate-se a manteiga até ficar em creme. Em seguida, vão se juntando as gemas, as amêndoas, os biscoitos champanhe esfarelados, a canela, a raspa da casca de limão e as uvas passas. Após, bate-se as claras em neve, bem firmes, adicionando-se o açúcar e a fécula de batata, juntando-se ao preparado anterior.

Coloca-se numa forma de buraco, bem untada com manteiga e polvilhada com farinha de arroz ou soja. Cobre-se a forma e leva-se a cozinharao forno, em banho maria, até que, enfiando a ponta de uma faca, esta saia seca.

Estas e muitas outras informações encontram-se no livro “DIETA PELO TIPO METABÓLICO E SANGUINEO” (2ª edição – revista e ampliada) – Ed. Unicorpore.

Sobre Dra Emília Pinheiro

Emília Pinheiro, da Spasso Urbano - Day Spa e Clínica Ortomolecular, em Maringá e Curitiba, (PR). Terapeuta ortomolecular, especialista e pioneira, no Brasil, da Dieta do tipo sanguíneo, além de outras formações em que se empenha para promover o bem-estar natural, com destaque para a Biorressonância Magnética – VEGATEST e Dinâmica Regenerativa Celular para o Equilíbrio Funcional.

De nacionalidade portuguesa, radicada no Brasil desde Outubro de 1979, Emília Pinheiro é pesquisadora independente de assuntos relacionados à nutrição celular, dedicando-se, há vários anos à prática terapêutica ortomolecular. É autora do livro "Dieta Pelo Tipo Metabólico e Sanguíneo", lançado no Brasil, pela Editora Unicorpore, já em sua 2ª edição - revista e ampliada -e, em Maio de 2009, em Portugal, pela Editora Ariana.

Desde Maio de 2005 é apontada, pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Mercadológicas, sempre em 1º lugar, na categoria “Destaque em Terapia Ortomolecular e Dieta Pelo Tipo Sanguíneo – Maringá e região”, pelo reconhecimento ao excelente trabalho de tantos anos, na incansável busca da harmonia de todos os que a requisitam, em todo o país e do exterior.

Faz parte do corpo docente do IPPEAS – Instituto Paranaense de Prática e Ensino na Área da Saúde (Londrina), no estado do Paraná, ministrando aulas e palestras em sua área de atuação.

Informações a Imprensa

Maria Emília Salles

(11) 2441-9612

Nenhum comentário:

Postar um comentário