A postura, além de fazer bem para o corpo, pode representar muito sobre uma pessoa. Segundo psicólogos da Universidade de Harvard, a postura correta pode fazer com que nos sintamos poderosos, do contrário pode acabar com a autoestima.
O resultado da análise foi apresentado em um estudo que indicou a postura como um meio de passar a impressão de “arrogância” para quem a vê, podendo criar uma sensação de poder, alterada com os níveis hormonais; bem como aumentar a coragem para correr riscos. Já posturas retraídas abaixam a autoestima e diminuem a capacidade de arriscar mais.
Cerca de 42 voluntários participaram da pesquisa, sendo 26 mulheres. As pessoas foram divididas em dois grupos. O primeiro sentou em cadeiras durante um minuto, com os pés acima de uma mesa e as mãos colocadas atrás da cabeça. Nesta pose, os participantes demonstraram expressões de poder claras.
Já o segundo grupo sentou por um minuto com as mãos presas entre as coxas, com as pernas juntas. As expressões passavam a impressão de baixa autoestima. O resultado indicado pelo grupo de psicólogo avaliou as pessoas do primeiro grupo em relação à maneira como estavam sentadas e percebeu que seus níveis de testosterona aumentaram e o nível de estresse diminuiu.
“Postura não deixa de ser considerado um pré-conceito, relacionado à maneira retraída ou de se manter correto no jeito de se portar. Por isso devemos sempre nos corrigir para não deixarmos a autoestima acabar”, completa a tutora do Portal Educação, Bruna Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário