domingo, 21 de novembro de 2010

Saúde bucal: Homens ainda procuram bem menos por tratamentos dentários

"Pesquisas apontam que os homens ainda procuram bem menos por tratamentos dentários" .

Dr Fábio Ferrari - Cirurgião Dentista
Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE, até 2005, quase 28 milhões de pessoas nunca tinham ido ao dentista. A maioria: homens! Apesar dos números terem caído cerca de 6% segunda pesquisa publicada recentemente pelo IBGE com dados baseados em 2008, os homens ainda são a grande maioria.

Para o cirurgião-dentista sócio e coordenador da Clínica Odonto Parceria, Fábio Ferrari, o fato se deve pela própria cultura do homem que procura bem menos os serviços tanto médicos como odontológicos.

Os dentes são o cartão de visita para qualquer pessoa. Uma boca saudável, um sorriso bonito, abre muitas portas, imagine então na hora da conquista! Não é mesmo?

Pensando nisso o Dr. Fábio Ferrari preparou algumas dicas que servem de alerta principalmente para os homens:

Avulsão Dental:

Você sabia que no caso de perda de um dente provocada por uma forte pancada ou numa partida de futebol por exemplo, o mesmo pode ser recolocado imediatamente pela própria pessoa, sem causar a perda do mesmo?

Inacreditável não é mesmo! Em acidentes destes tipos, a última coisa que se pensa é em localizar o dente para tentar recuperá-lo, mas saiba que, tomando alguns cuidados imediatos a pessoa pode salvar o próprio dente, como esclarece o Dr. Fábio Ferrari.

Após um acidente de carro, uma pancada na boca jogando bola, ou em qualquer acidente em que um dente sair inteiro da boca, com a raiz e tudo, algumas medidas são importantíssimas de serem tomadas pela pessoa que sofreu o acidente, ou por quem a estiver socorrendo, para que o dente possa ser salvo.

Nesses casos, deve ser feita a colocação imediata (reimplante) do dente no alvéolo (buraco onde fica a raiz). Comece limpando o dente que caiu em água corrente ou com a saliva, depois de limpá-lo completamente coloque-o no lugar pressionando com alguma coisa macia e aplique gelo no local. Estudos observaram que quando o reimplante é realizado até 30 minutos após a avulsão dental, obtém-se 90% de sucesso.

Com estes cuidados a pessoa poderá preservar o próprio dente, evitando problemas futuros como a necessidade de implantes, trabalhos protéticos fixos ou removíveis, além de reduzir o impacto psicológico decorrente da perda de um dente da frente.

Mas vale ressaltar, que após recolocar o dente a pessoa deverá procurar um dentista imediatamente para que o mesmo avalie a situação.

Ao chegar no consultório, o dentista (se isso ainda não tiver sido feito), fará o procedimento de reimplante e imobilizará o dente, tal como se faz numa fratura de osso. É indicado também, após um período de duas a três semanas o tratamento de canal do dente, que deverá ser acompanhado com radiografias por um período muito longo de tempo.


Higiene Bucal - Combatendo o mau-hálito:

No Brasil, pesquisas realizadas revelam que aproximadamente 30% da população sofre com este problema, cerca de 50 milhões de pessoas. Sendo a maioria homens, já que os mesmos, segundo pesquisas do IBGE, são quem menos procura um dentista regularmente.

O mau-hálito é muito mais facilmente percebido por terceiros do que pela própria pessoa, fato que normalmente causa constrangimentos e muitas vezes a pessoa não procura o tratamento, pois simplesmente não sabe que tem o problema.

Pequenas dicas no cuidado com a higiene bucal podem te livrar de sérios problemas e situações embaraçosas, como a de perder uma paquera logo no primeiro encontro.

Medidas simples de higiene oral, aliadas a visitas regulares ao dentista para um check-up e realização de limpeza profissional bastam pra livrar a pessoa deste constrangimento.

- escove os dentes após TODAS as refeições ;

- use o fio dental ao menos uma vez ao dia, de preferência á noite ;

- use o fio dental sempre antes de escovar os dentes ;

- use diariamente, com delicadeza um raspador de língua para a remoção da saburra lingual ;

- se prescrito pelo dentista, use um enxaguatório bucal, de preferência sem álcool;

- O álcool e o fumo devem ser evitados;

As conseqüências para quem sofre com a halitose e sabe que tem o problema, são principalmente de ordem emocional. Os problemas mais comumente relatados são a insegurança ao se aproximar das pessoas, a depressão, dificuldade em estabelecer relações amorosas, resistência ao sorriso, ansiedade, e baixo desempenho profissional. Quem tem mau hálito tem uma tendência a alterar o padrão de comportamento da vida social, familiar e de trabalho, e apresenta tendência ao isolamento.


Sobre Dr. Fábio Ferrari e Odonto Parceria

Dr. Fábio Ferrari é cirurgião-dentista formado pela Universidade Paulista dede 1995, atuando desde então nas áreas de prótese dentária, implantes e odontogeriatria. Sócio e coordenador da Odonto Parceria, clinica fundada em 2004, uma das pioneiras no atendimento através do diagnóstico por imagem. Atualmente conta uma equipe de profissionais especializados e capacitados em todas as áreas da odontologia, tendo como principal objetivo a qualidade no atendimento e a satisfação de seus clientes e parceiros.

Confira algumas entrevistas do Dr. Fábio Ferrari no Youtube:



SERVIÇO:

Odonto Parceria

UNIDADE 1 - AVALIAÇÃO/CLÍNICA GERAL
R. Tenente Gomes Ribeiro, 182 - conj. 73
Vila Mariana - Metrô Santa Cruz - São Paulo – SP

UNIDADE 2 - CIRURGIAS, IMPLANTES E ORTODONTIA
R. Tenente Gomes Ribeiro, 182 - conj. 94
Vila Mariana - Metrô Santa Cruz - São Paulo – SP

Informações: 11 5549 2367 / 5549 0059
Acesse: http://www.odontoparceria.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário