Perder aqueles quilinhos indesejados é o objetivo de muita gente, principalmente no período das férias, quando é hora de usar poucas roupas e ir para a praia ou refrescar-se na piscina. Não por coincidência, as academias lotam nesta época, recebendo os "atletas de verão", ávidos em recuperar o tempo perdido durante as outras estações do ano.
Se você se identifica com a descrição acima, precisa saber de duas coisas: a primeira é que preparamos, com auxílio profissional, uma lista com os dez exercícios que mais queimam calorias. Ótimo, mas antes de ir ao fim desta matéria e começar a suar a camisa, fique atento à outra observação - que também é um alerta da professora e coordenadora técnica da ginástica da Viva Esporte Academia (Curitiba), Caroline Bertholdi. "Perder calorias depende muito do volume de treino, metabolismo biológico de cada indivíduo e da prática constante de atividades físicas". Resumindo, a relação de exercícios que você confere na sequência não é uma "fórmula mágica", mas trata-se de opções de diversas atividades que podem ser praticadas conforme o tempo, disposição e condição física de cada pessoa.
Segundo a professora Caroline, a quantidade de calorias que cada pessoa vai queimar durante um período determinado de exercícios físicos é subjetiva, pois diversas variáveis interferem neste processo. "Se o indivíduo fizer uma atividade física em período menor de tempo, com qualidade e volume de moderado a alto, é possível queimar mais calorias do que em um período maior de tempo", explica. Ela também adverte que a escolha das atividades, períodos e intensidade devem receber o acompanhamento de um profissional.
Confira quais são os 10 exercícios que mais queimam calorias e mãos à obra
1° Corrida
Benefícios: melhora o condicionamento cardiorrespiratório.
Cuidados: a escolha de um tênis adequado é o primeiro passo para evitar os impactos excessivos no joelho e na coluna durante a corrida.
Gasto médio de calorias: 900 Kcal/hora.
2° Pular corda
Benefícios: é um exercício simples que trabalha importantes grupos musculares, desenvolvendo um melhor desempenho de coordenação motora e resistência aeróbica e anaeróbica.
Cuidados: como na corrida, é importante escolher um calçado adequado para minimizar os efeitos do impacto ao pular.
Gasto médio de calorias: 900 Kcal/hora
3° Ciclismo
Benefícios: fortalece os músculos dos membros inferiores e preserva as articulações e ligamentos.
Cuidados: não esqueça de utilizar os equipamentos básicos de segurança, como capacete e joelheiras. Também ajuste a posição do selim para a mesma altura do guidão, assim você diminui os ricos de lesões, preservando a coluna e o joelho.
Gasto médio de calorias: 840 Kcal/hora.
4° Tênis
Benefícios: melhora a capacidade cardiovascular e respiratória e fortalece os músculos dos braços e das pernas.
Cuidados: evitar o excesso diminui os riscos de lesões nos joelhos e cotovelos.
Gasto médio de calorias: 800 Kcal/hora.
5° Musculação
Benefícios: algumas pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que a combinação de musculação com um exercício aeróbio, como a corrida, amplia a Taxa Metabólica em Repouso (TMR), acelerando a queima de gordura corporal.
Cuidados: como em outros exercícios, o acompanhamento de um profissional é indispensável, pois, a prática incorreta pode provocar danos aos músculos e tendões.
Gasto médio de calorias: a partir de 720* Kcal/hora
*dependendo da combinação com outros exercícios o valor é ampliado.
6° Subir escadas (Step)
Benefícios: este exercício pode ser realizado tanto na sua residência (subindo as escadas ao invés de utilizar o elevador) como nas academias (aulas de Step). Aumenta a resistência muscular e fortalece os ossos, ligamentos e tendões.
Cuidados: se resolver subir as escadas do prédio onde mora, por exemplo, reflita primeiro na sua resistência física, não exagere. Comece a subir dois ou três andares e vá aumentando conforme a resposta do seu corpo.
Gasto médio de calorias: 840 Kcal/hora.
7° Boxe
Benefícios: fortalece os músculos das pernas e dos braços e melhora a percepção do tempo e do espaço.
Cuidados: a prática do boxe requer força, coordenação e resistência muscular, portanto, vá devagar com os treinamentos e evite lesões e desgaste físico.
Gasto médio de calorias: 660 Kcal/hora.
8° Natação
Benefícios: considerado um dos esportes mais completos, a natação trabalha todos os grupos musculares e reduz a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea.
Cuidados: sempre realizar alongamentos antes dos exercícios.
Gasto médio de calorias: 540 Kcal/hora.
9° Esportes coletivos
Benefícios: jogar futebol e basquete, por exemplo, melhora a flexibilidade, a coordenação motora e aumenta a massa muscular de braços e pernas e também o tecido ósseo dos membros inferiores e superiores.
Cuidados: por se tratar de esportes de contato, cuidado com as divididas de bola, pois os impactos podem causar lesões nas articulações, principalmente nos joelhos e tornozelos. Se você está em uma condição física desfavorável, é melhor ir com calma e desenvolver melhor a técnica antes de jogar como um profissional.
Gasto médio de calorias: 480 Kcal/hora.
10ª Hidroginástica
Benefícios: trabalha braços, pernas e glúteos, além de melhorar a flexibilidade. Aumenta a resistência cardiorrespiratória e a da força muscular.
Cuidados: antes de iniciar a atividade o praticante deve passar por uma consulta médica.
Gasto médio de calorias: 400 Kcal/hora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário