Já foi o tempo em que os brasileiros escondiam o sorriso com vergonha de mostrar os dentes, com tratamentos dentários mais acessíveis à população, todos estão mais preocupados com a saúde bucal. Entretanto, existe ainda uma barreira a ser quebrada, a da mastigação incorreta e a falta de dentes que impacta na pronúncia das palavras.
A comunicação oral e a dificuldade em se comunicar ainda preocupam. Isso porque, a falta de dentes é o fator determinante desse problema. De acordo com o Ministério da Saúde, existem 7 milhões de brasileiros com idade entre 65 e 74 anos que precisam de próteses dentárias.
No mercado há dois tipos de próteses que servem para dar maior comodidade, a móvel, conhecida como dentadura, e a fixa. “Com o implante, os pacientes sentem-se mais seguros, pois não existe risco de desprendimento ou perda na frente de familiares e amigos durante conversas ou no momento das refeições. Além disso, a limpeza é muito mais prática e rápida”, comenta o cirurgião dentista, Gabriel Lembo.
“Mesmo sendo o país com maior numero de dentistas do mundo, o Brasil continua a ser o país dos desdentados. Infelizmente a odontologia curativa prevalece sobre a preventiva, mas essa situação tende a mudar”, completa a tutora do Portal Educação, odontóloga Christiane Toriy.
Isso porque a autoestima do paciente muda após um implante, pois não precisa esconder o sorriso e pode conversar sem medo, até mesmo iniciar relacionamentos. “Sabemos que o sorriso é o espelho da alma, dessa forma pessoas com problemas dentais dificilmente sorriem, por vergonha, medo ou simples insatisfação estética. Por esse motivo, devemos salientar a importância da saúde bucal, tanto física quanto psicológica”, encerra a tutora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário