quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Cremes com vitaminas A, C, D e E são fortes aliados no rejuvenescimento e no tratamento de doenças de pele

Atualmente, grande parte das pesquisas sobre os tratamentos da psoríase estão ligadas ao uso tópico da vitamina D produzida em laboratório

Quem pensa que vitamina somente se suplementa via oral, está muito enganado. Suplementos vitamínicos em cremes podem ser aplicados topicamente na pele através das novas tecnologias como a nanotecnologia, que permite a estabilização das propriedades e o uso de altas concentrações de vitaminas, além da nova técnica da micronização, quando dois princípios ativos que nunca poderiam estar juntos são unidos em um só produto. Os benefícios são cada vez maiores para o rejuvenescimento e para o tratamento de doenças de pele, como é o caso do uso da vitamina D, utilizada com sucesso para tratar a Psoríase, em conjunto com corticosteróides.

A exposição ao sol, o tabagismo e a poluição provocam a formação de radicais livres, que danificam as células e aceleram o processo de envelhecimento da pele. Vários estudos publicados em revistas científicas reforçam que o uso tópico das vitaminas A, C, E trazem benefícios anti-envelhecimento, já que possuem ação antioxidante.

“Há uma variedade de loções, cremes e produtos no mercado que contêm vitaminas, mas é preciso se informar antes de sair comprando”, explica Dra. Letícia Secco, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “É muito importante evitar a automedicação e o uso indiscriminado de produtos comprados prontos ou manipulados, que podem ter efeitos colaterais importantes”, alerta.

Com a idade, a pele passa a produzir menos colágeno e perde a elasticidade, ficando mais fina e menos macia. Na luta para o rejuvenescimento da pele, a vitamina A é utilizada em cremes para estimular a renovação celular e aumentar a síntese e proteção das fibras de colágeno - proteína que dá sustentação aos tecidos. Já a vitamina C, diminui a produção de melanina e a formação de manchas, possui ação anti-radicais livres e participa da formação do colágeno. Este importante nutriente não é fabricado pelas células humanas, por isso precisa de suplementação. A vitamina E, também chamada tocoferol, tem ação hidratante, melhora a textura da pele e é um excelente antioxidante, podendo retardar os danos dos radicais livres e o envelhecimento precoce. Ela também tem efeitos antiinflamatórios, e pode reduzir o aparecimento de cicatrizes e inflamações.

As principais funções da vitamina D são a regulação do cálcio dos ossos e no sangue. Ela é obtida naturalmente através da exposição ao sol ou produzida sinteticamente, em laboratório. Atualmente, uma parte substancial das pesquisas sobre os tratamentos da psoríase - inflamação crônica da pele, não contagiosa -, está ligada ao uso tópico da vitamina D, em sua forma sintética, que atua nos receptores da pele, inibindo e normalizando a proliferação das células.

“Evidências indicam que o sucesso no uso da vitamina D sintética para o tratamento da psoríase também se deve às suas propriedades imunológicas”, explica Dra. Letícia. Descoberto pelo laboratório farmacêutico Dinamarquês LEO Pharma, principal empresa em terapia tópica do mundo, em 1985, o calcipotriol, análogo da vitamina D, foi introduzido no mercado mundial em 2001 e vem sendo cada vez mais usado. “Ter a indicação médica para um tratamento adequado e cumprir as orientações são fatores-chave para alcançar resultados e para a melhora do paciente”, finaliza.

Algumas DICAS da Dra. Letícia Secco na hora de escolher um creme para rejuvenescimento e para o tratamento de doenças de pele:

v Consulte seu médico antes de usar qualquer creme ou loção com vitaminas, caso tenha doenças préIf you have pre-existi-existentes ou esteja grávida. Eles podem interagir com outros medicamentos de prescrição. If you are using prescription skin care from a dermatologist, consult with him prior to using a new face cream, as the vitamins could interact with the medication in the prescription cream.

v Se estiver usando produtos prescritos pelo dermatologista, consulte antes de comprar cremes novos com vitaminas, já que o resultado pode ser o excesso de vitaminas.

v Somente Read up on the benefits of vitamins A, C and E for skin health.as vitaminas A, C, D e E são comprovadamente benéficas para o rejuvenescimento e para o tratamento de doenças de pele. São asThese are the three main vitamins found in face creams. quatro principais vitaminas encontradas em cremes. Vitamin A is used to help soften the skin, but it is found that it is more valuable via oral vitamins than when applied topically. Vitamin C helps reduce redness in the skin and helps build collagen in the skin, making it appear more supple.Both oral vitamins and topical face cream containing vitamin C have been shown to help facial skin health.Vitamin E is known for its antioxidant capabilities. Choose a topical cream that will benefit the trouble you are having with your skin.

v Escolha um creme tópico específico para a sua pele. If your skin is dry, you may just need a vitamin A enriched cream, but if your face is dry and red, you should lean toward a cream that offers both vitamins A and C.Se tiver pele seca, você pode apenas precisar de um creme de vitamina A enriquecido, mas se seu rosto está ressecado e com manchas, a indicação é um creme que ofereça vitaminas A e C.

v Read all ingredients found in any face lotion before using it.Leia a bula e saiba quais são os ingredientes contidos em qualquer loção ou creme de rosto ou corpo, antes de usá-lo. Some may have other ingredients besides the vitamins, and you must be sure you do not have allergies to any of the ingredients prior to using the new lotion, or you risk making your skin look worse.Alguns produtos podem ter outros ingredientes, além das vitaminas, e que podem causar alergias.

***

A LEO Pharma acaba de chegar ao Brasil. Fundada em 1908, a LEO Pharma é uma empresa farmacêutica de pesquisa, independente, com sede localizada em Ballerup, próximo a Copenhagen, Dinamarca. A LEO Pharma é propriedade da LEO Foundation, uma das empresas líderes em tratamentos dermatológicos (psoríase, infecção de pele, dermatite e queratose actínica) e cuidados críticos (anticoagulantes, nefrologia e terapia de suporte). A empresa pesquisa, desenvolve, fabrica e comercializa globalmente medicamentos eficazes, seguros e competitivos. Os produtos da LEO Pharma são comercializados em mais de 100 países e 96% de seu faturamento é gerado fora da Dinamarca. A LEO Pharma possui operação em 54 países, com um total de 4.000 funcionários, sendo 1.300 na Dinamarca.
Imagem: Bjorgvin Gudmundsson

Nenhum comentário:

Postar um comentário