quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mentoplastia: Alternativa Para quem se Queixa da Harmonia Facial

Até a diva Marilyn Monroe corrigiu o queixo através do procedimento

O nome do procedimento é pouco conhecido, mas os benefícios são certeiros no que diz respeito à harmonia facial. Atribui-se à mentoplastia, ou plástica de queixo, parte da beleza do mito loiro Marilyn Monroe – consta que a atriz realizou implante de colágeno na região. Algumas décadas depois e com técnicas aprimoradas, os famosos seguem aderindo à intervenção sem que se perceba exatamente qual foi o procedimento realizado.

De acordo com o cirurgião plástico Cristiano Fleury, de Brasília, a mentoplastia é um recurso importante na busca por um rosto mais harmônico. “Em um plano de perfil, o queixo apresenta normalmente um leve recuo em relação ao lábio inferior. No entanto, algumas pessoas têm um recuo maior, o que compromete a estética e, em alguns casos, a auto-estima”, diz o membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Corrigir o queixo através da plástica pode trazer benefícios à outra região: o pescoço. “A mentoplastia promove um tensionamento na pele do queixo e, em consequência, do pescoço”, descreve Dr. Fleury. Também aplicada para definição do contorno da mandíbula, a cirurgia pode proporcionar uma melhora na região abaixo do queixo – a temida papada. “Cabe também destacar que a mentoplastia pode complementar as cirurgias ortognáticas, realizadas por cirurgiões bucomaxilofaciais para corrigir deformidades que envolvem o esqueleto facial e os dentes”, comenta.

PASSO A PASSO - Para recuos de leves a moderados do queixo, Dr. Fleury explica que a correção é feita com prótese de silicone introduzida e fixada no local. A incisão pode ser intra-oral (por dentro da boca) ou disfarçada no sulco existente abaixo do queixo. Quanto à anestesia, o indicado é a local com sedação.

As contra-indicações reservam-se aos problemas clínicos mais graves, que são avaliados nos exames pré-operatórios. A atenção deve ser voltada ao pós-operatório, quando é necessário evitar atritos na região operada, principalmente nas primeiras três semanas, para que não haja movimentação da prótese. “O mais importante é sanar todas as duvidas antes da cirurgia. Para segurança, o paciente deve buscar um médico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, finaliza Dr. Fleury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário