quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tratamentos especializados nos cabelos ajudam a devolver o brilho natural

É nas férias que os cabelos ficam mais expostos, principalmente para aqueles que vão à praia ou ficam na piscina expostas ao sol. Ressecamento e desidratação são vários fatores que provocam um aspecto de descuido no cabelo. Com algumas dicas, em casa é possível ficar com cabelo hidratado.

O primeiro passo é analisar os fios e achar o produto adequado. O hair stylist André Czerwinski explica que é preciso saber o histórico do cabelo, “a que tipo de desgastes já foi submetido e com que frequência, se tem ou não química. Feito isso, é possível identificar dentre as diversas possibilidades de tratamento, um que seja mais adequado a cada caso”.

Com a análise é possível saber se o tratamento será profundo e reconstrutivo, se precisa de efeito internamente ou se o cabelo está carente de nutrientes. O médico Luciano Barsanti salienta a importância da avaliação do cabelo. “O que faz o tratamento ser eficaz é justamente a indicação do produto correto, de acordo com a necessidade do cabelo e, claro, se certificar de que o couro cabeludo tem saúde”, explica o tricologista.

Em casos de uma reconstrução capilar, o cabelo precisa de mais força e saúde no interior do fio. Aí entra o tratamento de reposição de proteínas, aminoácidos, lipídios e um selador com um líquido ácido ou chapinha para retê-los no cabelo. Há também casos como as hidratações e as nutrições capilares. Vitaminas, substâncias nutritivas e antioxidantes agem na parte externa do fio.

No mercado há também diversos tipos de técnicas aplicadas por profissionais cabeleireiros. Um deles é a queratinização e a selagem térmica. As duas possuem a mesma função. Porém, a diferença está na selagem térmica, que tem um poder mais disciplinante do fio e a queratinização atua mais no interior da fibra.

“A maior preocupação deve ser analisar o que os fios estão realmente precisando e isto é avaliado pelo profissional cabeleireiro”, explica a tutora do Portal Educação, Caroline Ueno. Segundo a tutora, no mercado, muitas marcas trazem tratamentos de uso domiciliar que servem de manutenção, “mas quando os fios apresentam aspecto quebradiço, opaco e ressecado a atenção deve ser especial e direto com o profissional”, salienta Ueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário