domingo, 13 de março de 2011

Disfagia pode ser causada por doenças neurológicas


Doenças neurológicas e musculares, traumas e desuso podem causar dificuldade para engolir, enfermidade esta chamada de disfagia. Esta alteração da deglutição pode ser oral, esofagiana ou orofaríngea.

A disfagia oral acontece quando o paciente apresenta dificuldade no fechamento dos lábios, deixando escoar resíduos alimentares pela boca, ou ainda problemas com a mastigação, acumulando resíduo alimentar dentro da boca, mesmo após a deglutição.

Já a disfagia faríngea ocorre pela dificuldade em conter o alimento na boca, com escape precoce para a faringe, atraso ou mesmo ausência no disparo de deglutição.

Quando há pressão no peito, sensação de alimento “parado” no meio do caminho ou motilidade da musculatura esofagiana são sintomas de disfagia esofagiana.

A fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne, explica que o fonoaudiólogo é o profissional habilitado para atuar com pacientes disfágicos. “É de suma importância que o profissional e familiares/cuidadores tenham um relacionamento próximo para que as orientações de cuidados domiciliares sejam seguidas à risca, efetivando a terapêutica”, alerta Cysne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário