segunda-feira, 14 de março de 2011

Gravidez não é sinônimo de ganho de peso e sedentarismo

A gravidez é uma das melhores fases da vida de uma mulher. Durante o período de toda a gestação, a mulher passa por várias mudanças pelo corpo e uma delas e talvez de maior preocupação é o ganho de peso.

O ideal é que a mulher ganhe de nove a 12
quilos durante toda a gestação 
Esse receio dos quilinhos extras pode ser evitado se a gestante fizer um acompanhamento com especialistas desde o início da gravidez. O ideal é que a mulher ganhe de nove a 12 quilos durante toda a gestação e caso esse peso seja muito superior ao já citado pode prejudicar tanto a mãe como o bebê.

“O aumento de peso durante a gestação pode acarretar problemas de saúde tanto para a mãe quanto para o bebê e algumas complicações na hora do parto. Portanto, é necessário um acompanhamento nutricional individualizado, realizando de cinco a seis refeições ao dia para que a gestante não sinta tanta fome durante uma refeição, evitando os excessos”, explica a nutricionista e tutora do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi.

Exercitar-se é um ótimo remédio. Além de ajudar a manter o peso, melhora a postura, que pode ser afetada com o novo peso da barriga. É muito importante alimentar-se de três em três horas. Para prevenir o enjoo logo no período da manhã, uma dica é comer alimentos secos como polvilho ou biscoitos antes mesmo de se levantar. Fontes de vitaminas do complexo B, os cereais também ajudam a diminuir o desconforto.

O consumo de cálcio e mineral garante a saúde óssea da mãe. Já os alimentos ricos em ácido fólico, como as folhas verde-escuras, ajudam na formação do tubo neural do bebê.

Essas e outras dicas ajudarão as futuras mamães a controlarem o peso, ter uma gestação saudável e um bebê com muita saúde. É importante sempre procurar um especialista para orientação e acompanhamento durante toda a gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário