domingo, 13 de março de 2011

Pesquisa mostra preferência de estafilococo em humanos

A pesquisa mostra uma visão mais
geral sobre genes e doenças

Por ano, cem mil norte-americanos morrem devido ao ataque de uma das bactérias mais mortais que existem no mundo, o Staphylococcus aureus. Porém, uma boa notícia veio recentemente com a pesquisa realizada por cientistas da Universidade Vanderbilt (EUA).
Esta bactéria ataca apenas seres humanos e nunca atingem os animais. De acordo com os estudiosos, o estafilococo evoluiu para se focar em áreas específicas da hemoglobina humana, com o intuito de estourar a molécula e se alimentar do ferro em seu interior.

A pesquisa mostra uma visão mais geral sobre genes e doenças, pois os estudiosos questionam por que algumas pessoas contraem certas doenças e outras não, ou ainda por que umas morrem de doenças enquanto outras a ignoram.

“Determinar a susceptibilidade individual à infecção por estafilococo, determinado pelo tipo de hemoglobina de cada pessoa, representaria um grande avanço para a prevenção e tratamento de doenças ocasionadas por essa bactéria, já multirresistente e fatal para alguns casos”, alerta a farmacêutica e tutora do Portal Educação, Carolina Marlien.

Vale ressaltar que a bactéria pode estabelecer resistência em qualquer tecido do corpo, no entanto, como todos os organismos precisam de ferro, os cientistas descobriram que bactéria “estoura glóbulos vermelhos e agarra o ferro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário