sábado, 22 de outubro de 2011

Enganam-se quem pensa que obesos precisam emagrecer

Pessoas obesas sem sofrimentos físicos
são mais felizes  e poucos tentam emagrecer
De acordo com pesquisadores da Universidade de York, em Toronto, Canadá, pessoas obesas podem viver bem sem risco de morrer de doenças cardiovasculares, assim como os magros. Foram 16 anos de pesquisa com 6 mil americanos, comparando o risco de mortalidade deles com o de pessoas dentro do peso.

O resultado é contraditório e desafia aqueles indivíduos dispostos a mudar de estilo de vida, indica a líder da pesquisa Jennifer Kuk, professora assistente da Faculdade de Cinesiologia e Ciências da Saúde de York. Segundo Kuk tentar perder peso e não conseguir pode ser ainda mais prejudicial do que ficar em um patamar elevado e manter um estilo de vida saudável, com exercícios físicos e dieta balanceada, que inclua frutas e verduras.

Pessoas obesas sem sofrimentos físicos, psicológicos e fisiológicos apresentaram, segundo o estudo, um maior peso corporal ao chegar à idade adulta. Eles ainda indicaram ser mais felizes e poucos tentaram emagrecer durante sua trajetória. Além disso, eram mais propensas a ser fisicamente ativas e manter uma alimentação equilibrada.

“Na verdade é uma conclusão já conhecida, mas que em tempos de discussão se proíbe ou não os anorexigenos, essa notícia colabora com os que defendem a proibição”, diz o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa. De acordo com o farmacêutico, não é o fato de ser obeso que influencia diretamente na saúde, mas outros fatores diversos. “Claro que a questão de autoestima é mais difícil de analisar”, encerra o tutor.

Para o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Ricardo Cohen, a pesquisa só comprova o que a maioria dos especialistas já sabe. Segundo Cohen, além de implicações cardíacas, o excesso de gordura pode provocar problemas articulares e de refluxo, por exemplo. “O percentual de obesos saudáveis é de 3% a 4% dessa população”, aponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário