sábado, 22 de outubro de 2011

Obesos perdem mais peso quando melhoram imagem pessoal

Os pesquisadores separaram dois
grupos para analisar as barreiras pessoais
De acordo com estudo, pessoas que comem porque sentem algum problema emocional enfrentam maior dificuldade com a perda de peso. Porém quando melhoram a imagem pessoal e consequentemente têm autoestima apresentam grandes resultados no controle de peso.

As doenças ligadas à obesidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 300 milhões de pessoas. E de acordo com o autor do estudo Pedro Teixeira, da Universidade Técnica de Lisboa, em Portugal, intervenções no sentido de melhorar a imagem que obesos fazem sobre si são mais eficazes na perda e controle de peso do que programas que foquem apenas em dietas e exercícios.

“O sobrepeso pode afetar consideravelmente a autoestima levando a uma percepção da imagem corporal distorcida, o que pode comprometer ainda mais a relação da pessoa com a comida. Trabalhar a autoestima com certeza é um grande aliado para o emagrecimento com menos ansiedade”, diz a psicóloga, tutora do Portal Educação, Denise Marcon.

A pesquisa visou analisar mulheres com sobrepeso e obesidade em um programa de perda de peso com duração de um ano. Os grupos foram separados em dois, metade recebeu orientações de boa nutrição, gerenciamento de estresse e a importância de cuidar de si mesmo. Já a outra parcela frequentou 30 sessões semanais de uma intervenção em grupo, onde foram abordadas questões como exercícios, o comer emocional, reconhecer e melhorar a imagem corporal, como superar barreiras pessoais à perda de peso e lapsos da dieta.

O segundo grupo apresentou uma melhora considerável na imagem, além de estarem capacitadas e orientadas sobre a alimentação. Em média, houve redução de 7% de peso do grupo que frequentou sessões de intervenções, em comparação com 2% do grupo controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário