sábado, 3 de março de 2012

Rinossinusite pode causar a celulite ao redor dos olhos


Sinusite, ou mais corretamente rinossinusite, é a inflamação da mucosa que reveste a cavidade nasal e seios paranasais, que ocorre após infecções das vias aéreas superiores, na maioria dos casos.

A Dra. Ieda Millas, otorrinolaringologista do Hospital Paulista, explica que a celulite periorbitária é uma das possíveis complicações da rinossinusite bacteriana com o acometimento de outros tecidos e surgimento de novos sintomas, além dos esperados. “Essa infecção ocorre devido a proximidade dos seios da face com os olhos, como por exemplo, o seio etmoidal que pode disseminar a infecção, tanto por vasos sanguíneos comuns aos tecidos quanto pela fragilidade das estruturas ósseas ao redor”, comenta.
Esse tipo de celulite caracteriza-se pela inflamação do tecido subcutâneo (rico em gordura) ao redor do globo ocular. Ao adquirir esta complicação, as pálpebras afetadas incham e ficam avermelhadas, dificultando sua abertura.
Segundo a especialista, essa complicação da rinossinusite é relativamente comum em crianças devido à maior frequência de infecções das vias aéreas superiores, ou seja, gripes e resfriados; e também da fragilidade das estruturas.

O caminho correto a seguir é a prevenção, tratando a sinusite para não deixar que evolua para a celulite periorbitária. “O tratamento é geralmente com internação hospitalar, sempre seguindo a prescrição e orientação médica. É importante lembrar que a automedicação é errada e perigosa, por isso a necessidade de passar pelo médico otorrinolaringologista”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário