domingo, 22 de agosto de 2010

O inverno a favor de sua pele

Estação mais fria do ano é indicada para realizar tratamentos dermatológicos e tirar as manchas que ainda restaram do verão

O tempo frio e nublado pode não agradar a todos, mas é um grande aliado da saúde e beleza da pele. Segundo a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço, o inverno é o período ideal para realizar tratamentos dermatológicos e também para preparar-se para o verão. “Por causa da baixa exposição ao sol e ao calor, as pessoas de pele mais clara, por exemplo, vão atingir os resultados com maior rapidez. Além disso, para muitos tratamentos, é imprescindível que o paciente não esteja com a pele bronzeada”, diz.
Segundo a dermatologista, o inverno é ideal para:

- Eliminar e tratar manchas: “Cerca de 50% dos pacientes que chegam ao consultório apresentam algum tipo de mancha na pele que precisa de tratamento. Caso contrário, esse dano vai se acumulando na pele e, com mais exposição à luz e ao calor, as marcas vão escurecendo”. Para tratar as manchas, é possível realizar clareamento com ácidos, peelings e medicações antioxidantes. Há ainda a possibilidade de usar laser para tratar os melasmas – manchas escuras. “Para realizar esses tratamentos, a pele do paciente não pode estar bronzeada, por isso, não é possível fazê-los no verão ou nos primeiros meses após a temporada de praia”.

- Tratar a acne: Apesar de poder ser tratada o ano todo, alguns tratamentos de acne como o uso de isotretinoina oral, bem como o uso de lasers para a correção de cicatrizes, são mais indicados para serem realizados nesse período. Isso porque a exposição à luz solar ou calor excessivo após o procedimento pode causar manchas ou prejudicar o resultado.

- Fazer depilação a laser: “As áreas submetidas ao laser não podem ser exposta à luz solar, sob o risco de manchar a pele”, alerta a dermatologista. O paciente deve evitar o sol tanto antes quanto depois do procedimento.

- Melhorar a aparência do rosto: Uma das opções mais indicadas nesta época é o “tratamento combinado de reestruturação da pele". Segundo a dra. Annia, ele é ideal para aqueles pacientes que querem corrigir aspectos indesejáveis da aparência e garantir uma pele mais saudável. “Esse tratamento alia várias técnicas para promover a harmonia na face. São feitas pequenas correções em vários pontos e o resultado é um rejuvenescimento natural e global, sem aspecto artificial”, explica.

Entre algumas alternativas que fazem parte do “pacote” estão lasers para remoção de pêlos, manchas, “bigode chinês”, rugas e olheiras, além métodos de combate à flacidez e botox. “Os tratamentos são planejados e realizados de acordo com a prioridade do paciente. O principal objetivo é trazer mais harmonia ao rosto, pescoço e colo e elevar a auto-estima das pessoas”, complementa a dermatologista.

Sobre a doutora Annia Cordeiro Lourenço (http://www.annia.med.br/)

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1995, fez residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Além disso, fez estágios em hospitais de Miami e Barcelona. Atualmente, atende em seu consultório, localizado na Avenida Silva Jardim, 2.042, no Batel.
Foto: Krystle

Nenhum comentário:

Postar um comentário