domingo, 21 de novembro de 2010

Dentes sensíveis têm cura: Especialistas dão a dica para minimizar o problema de sensibilidade

Estamos nos preparando para chegar ao verão em forma, mas na estação mais quente do ano é comum nos deliciarmos com doces gelados, para refrescarmos e matar a sede. Se você tem sensibilidade nos dentes e é incapaz de saborear um sorvete, a verdade é que você sofre com sensibilidade bucal.
Prefira pastas de dentes especificas
para sensibilidade dos dentes


O sintoma é o mesmo, independente do paciente. As reclamações dos pacientes relatam uma dor como se fosse choque e com o dente quebrado desencadeando um aumento na sensibilidade.

A causa do incômodo está relacionada ao desgaste do esmalte. “Ao perder essa proteção, o calor, o frio e a acidez dos alimentos acabam entrando em contato com as células nervosas dos dentes e provocando dor” explica diretor da Smiling Dental Care, o cirurgião-dentista Marcelo Rezende.

“A sensibilidade dentária é um problema que atinge grande parte da população. Um simples picolé pode ser motivo de dores intensas, e o paciente acaba tendo que conviver com as dores por não saber que o problema pode ser tratado”, explica a tutora do Portal Educação, odontóloga Christiane Toriy.

Para evitar de ingerir alimentos que ressaltam a sensibilidade dos dentes, dentistas passaram dicas aos pacientes. Por exemplo, o tratamento pode começar com a indicação de bochechos diários com flúor. Mas o especialista Marcelo Rezende ressalta que esse tipo de abordagem pode demorar até apresentar resultados favoráveis.

“O ideal é que, além de fazer uso de flúor para dessensibilizar os dentes, a pessoa se submeta a outros tratamentos, como aplicações de flúor em gel a cada seis meses para fortalecer o esmalte ou, ainda, nos casos mais severos, o uso de um selante especial para 'blindar' a raiz do dente”, completa.

Pacientes também podem minimizar o incômodo utilizando escovas com cerdas macias e pontas arredondadas. Na hora da escovação, é sugerido um movimento circular e suave. Nunca horizontal e com muita pressão. É importante evitar o uso de cremes dentais clareadores e, se possível, prefira os desenvolvidos especificamente para controlar a sensibilidade dos dentes.

Fuja das soluções caseiras à base de bicarbonato de sódio, além de tratamentos clareadores sem indicação médica. Evite sucos de frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar o problema da sensibilidade. Passe a temperar a salada com azeite e sal, deixando o vinagre de lado por conta do seu alto teor de acidez.

É importante consultar o dentista sobre os benefícios da aplicação de flúor em gel, principalmente nas fases de dor aguda; nunca deixe de escovar bem os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, e visite seu dentista regularmente. Seguindo as dicas, você pode consumir os alimentos que mais lhe convêm sem causar dor e irritação aos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário