O resultado foi apontado em estudo francês
Prolongar os anos de trabalho parece não ser a maneira mais eficaz adotada por alguns governos. Isso porque um estudo comprova que a aposentadoria pode levar a uma redução substancial da fadiga física e mental, e de sintomas de depressão.
O resultado foi indicado por estudo que avaliou dados de mais de 11 mil homens e quase 3 mil mulheres. Eles foram acompanhados por sete anos antes e sete anos após a aposentadoria. Os pesquisadores franceses notaram que um ano antes de parar de trabalhar, um quarto deles apresentavam sintomas depressivos, e 7% foram diagnosticados com doenças crônicas respiratórias, cardíacas, diabetes.
Para os estudiosos, a aposentadoria foi associada a uma grande redução na fadiga mental e física e a uma significativa redução na depressão. Entretanto, a aposentadoria não afetava as doenças crônicas, que, ao contrário, aumentavam com a idade.
“A aposentadoria traz novas perspectivas para alcançar uma vida mais saudável e tranquila. Muitas vezes o trabalho e o estresse do dia a dia, acabam gerando esses sintomas apontados na pesquisa, podendo levar a depressão”, comenta a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon. Segundo ela, é preciso desenvolver novas atividades que lhe tragam prazer, pois é uma fonte para diminuir os estados depressivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário