segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Música ajuda no tratamento de pacientes com depressão

A doença que afeta milhares de indivíduos em todo mundo

A música alegra, apaixona, levanta a autoestima e ainda é capaz de auxiliar no tratamento da depressão. A doença que afeta milhares de indivíduos em todo mundo tem uma terapia complementar comprovada com a música, segundo estudo Sueco.

Os grupos testados com musicoterapia em comparação
ao grupo de controle, tiveram melhor resultado
“Ela causa bem-estar físico e mental nas pessoas e seus benefícios deveriam ser mais bem explorados no tratamento”, enfatizam os pesquisadores, liderados por Vera Brandes. Para chegar ao resultado, foram ouvidos três grupos. Homens e mulheres, de idades variadas, que integram tipos de musicoterapia, ouvindo estilo clássico e outra na qual as músicas não eram interrompidas, e o terceiro grupo era o de controle.

Os grupos testados com musicoterapia em comparação ao grupo de controle, tiveram resultado mais positivo. “Baseados nos possíveis efeitos neurofisiológicos e neuroquímicos, a musicoterapia, como observamos nesse estudo piloto, parece estar associada a uma maior redução de sintomas depressivos quando está associada a outras terapias tradicionais, e pode representar um potencial tratamento complementar para a condição”, concluem os autores.

Para a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon, a pesquisa é muito interessante tendo em vista que a musicoterapia vem agregar uma nova alternativa de tratamento para a depressão. “Esse estilo de terapia pode apresentar aos pacientes mais perspectivas de cura e melhor qualidade de vida já que a música está ligada aos sentidos e eles podem ser aflorados”, diz Marcon.

Para os pesquisadores, estudos mais aprofundados, são necessários para que seja possível entender os mecanismos que levam a esses benefícios observados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário