Nos primeiros anos de vida de uma criança, o desenvolvimento do comportamento vai apresentando mudanças à medida que a criança vai mudando de faixa etária.
Geralmente, a criança pode apresentar um ou outro aspecto adiantado ou atrasado em relação ao desenvolvimento, porém, isto depende principalmente dos estímulos que ela recebe diariamente. Devido a isto, é muito importante que os pais saibam estimular os seus filhos e também que o desenvolvimento da criança seja acompanhado por profissionais especializados.
É fundamental que os pais saibam o que esperar o desenvolvimento neuropsicomotor |
“É fundamental que os pais saibam o que esperar durante o desenvolvimento neuropsicomotor dos seus filhos, assim, saberão o que os pequenos devem estar fazendo e se não o tiverem, devem buscar orientações médicas adequadas”, enfatiza a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.
Um exemplo de desenvolvimento da criança pode ser notado logo nos primeiros meses de vida. O bebê passa boa parte do tempo dormindo e o seu sistema visual é limitado, enxergando apenas alguns objetos ou se alguém estiver bem próximo a ele. Desenvolve um tipo diferente de choro para cada problema que se apresenta.
Perto dos 12 meses a criança já engatinha e senta sem apoio, aponta para objetos e pessoas e pega pequenos objetos com o indicador e o polegar. Geralmente, demonstra raiva quando não é o centro das atenções e reconhece a sua própria imagem no espelho e reage com euforia.
Já com os três a quatro anos de idade, a criança já consegue colocar suas próprias roupas e tirá-las sem ajuda de um adulto. Nesta fase, consegue segurar um lápis na posição correta. Sem contar que apresenta interesse pelos sentimentos das pessoas que estão ao seu redor. Por exemplo, se perceber que seu pai ou sua mãe estão tristes, procura confortá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário