Se você é pai, sabe o quanto é importante estimular o seu filho. Seja para pegar um objeto sozinho, para tentar engatinhar, dar os primeiros passos, ou até mesmo de balbuciar as primeiras palavras. O estímulo de uma criança é importante para o desenvolvimento futuro. Pois isso vai despertar esse vínculo e ajudar no amadurecimento da criança.
Até os 3 anos de idade o desenvolvimento neuronal dos bebês alcança seu nível máximo |
Seja por meio de jogos, exercícios, técnicas, atividades ou outros recursos que fomentem as funções do cérebro do bebê, não importa a maneira, mas ela deve ser gradativa, respeitando as etapas da vida.
Quando a criança recebe uma nova informação, será como um leque de oportunidades, novas experiências que serão exploradas com destreza e de forma natural. Segundo especialistas, despertar a estimulação precocemente é uma decisão dos pais, e muito pessoal. Mas se optar por esse estímulo, o processo deve ser o mais prevê possível, desde os primeiros dias de vida.
Do nascimento até os 3 anos de idade, o desenvolvimento neuronal dos bebês alcança seu nível máximo. A partir dos 3 anos, começará a decrescer até sua total eliminação aos 6 anos de idade, quando já estarão formadas as interconexões neuronais do cérebro do bebê, fazendo com que seus mecanismos de aprendizagem sejam parecidos ao de uma pessoa adulta. Porém, eles estarão aprendendo continuamente.
“Diversas pesquisas comprovam a eficácia da estimulação precoce, mesmo que o bebê não seja portador de necessidades especiais. O cérebro é uma máquina funcionante, quanto mais estímulos melhores as conexões e respostas esperadas”, completa a tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.
Nenhum comentário:
Postar um comentário