domingo, 13 de março de 2011

Dengue pode afetar a visão

Mesmo a dengue clássica pode causar oclusões vasculares nos olhos. Tabagismo, diabetes, hipertensão e aterosclerose aumentam o risco

A Vigilância Sanitária prevê alta no número de casos de dengue em 2011 por conta do calor e alto volume de chuva. Levantamento do Ministério da Saúde mostra que nas epidemias passadas o atendimento médico tardio respondeu por 90% das mortes. Segundo a oftalmologista Roberta Abdulmassih, do Centro Completo de Oftalmologia – HCO, a demora na busca por tratamento oftalmológico também pode causar distúrbios graves na visão. “A dengue pode afetar o segmento posterior dos olhos, a coróide (revestimento interno) e retina (membrana que transmite imagens para o cérebro). Isso porque para combater o vírus nosso sistema imune forma anticorpos que podem depositar-se nos vasos da corioretina causando obstrução ou derrame”.


A oftalmologista afirma que “a queda de plaquetas pode ocasionar hemorragia subconjuntival ou intraocular”. Outra complicação da dengue é a neurite óptica ou inflamação do nervo óptico, que pode inclusive ser bilateral (acometer os dois olhos).

Sintomas e Tratamentos
De todos os distúrbios oculares decorrentes da dengue, só a hemorragia subconjuntival altera o aspecto do olho, deixando a esclera (parte branca) congestionada de sangue. “Pode estar relacionada a um trauma e por isso é mais comum entre crianças. Apesar da aparência impressionar, não se trata de um problema grave e desaparece em semanas sem uso de medicação.”, explica à oftalmologista. Em caso de dor nos olhos ou visão turva, a recomendação é consultar um oftalmologista imediatamente.

A médica destaca que a oclusão vascular (trombose) e a neurite deixam a visão embaçada e a trombose aumenta o risco de hemorragia intraocular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário