Sofrer de insônia é um mal que incomoda muita gente. Inúmeros fatores podem causá-la e os tratamentos mostram-se sempre eficazes e com bons resultados. Uma das técnicas é a terapia cognitivo-comportamental, chamada de TCC.
![]() |
A insônia acomete milhões de pessoas em todo o mundo |
Essa terapia comparada aos medicamentos hipnóticos chega a ser superior, quando se avalia a satisfação dos pacientes tratados em longo prazo. Um estudo, publicado no periódico oficial da Associação Médica Americana, testou se a TCC utilizada em um curto espaço de tempo também é eficaz contra a insônia.
A psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon, explica que o sono é essencial à vida humana. “A insônia acomete milhões de pessoas em todo o mundo afetando a vida social e profissional. A TCC é uma técnica eficaz, pois ajuda o paciente a estabelecer uma rotina diária, minimizando os períodos de insônia e trabalhando os pensamentos e comportamentos desadaptativos”, ressalta Marcon.
Para a realização da pesquisa foram analisados 79 indivíduos com uma média de idade de 72 anos. Eram pessoas que apresentavam diagnóstico de insônia entre outros problemas de saúde. Após três semanas de tratamento, os idosos foram submetidos à psicoterapia e apresentaram melhora no padrão do sono, comprovado tanto pelo diário do sono como pela medida objetiva actigrafia (sistema que mede o tempo em que a pessoa fica imóvel durante a noite, supostamente dormindo).
Portanto, é bom destacar que esta pesquisa mostra que as terapias não medicamentosas para combater a insônia podem ser eficazes, mesmo sendo aplicadas em idosos que geralmente apresentam inúmeros problemas de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário