Elas já estão prontas para uma possível gravidez, pelo menos é essa a explicação para a menstruação das mulheres. Entretanto as meninas ainda com o corpo em formação se preparam para enfrentar essa etapa da vida muito nova, com dez, onze ou doze anos de idade. Segundo estudo, meninas que menstruam antes dos 12 anos, estão mais propensas a desenvolver depressão na adolescência.
Um estudo de duas universidades da Inglaterra, Bristol e Cambridge apontaram o resultado após analisar 2.184 garotas. Elas foram divididas em idades, as de 10 anos e meio, 13 e 14.
De acordo com os estudiosos, em média, as participantes começaram a menstruar aos 12 e meio. As meninas que tiveram com 11 anos e meio mostraram os maiores níveis de sintomas da depressão entre os 13 e 14 anos. Já as que menstruaram com 13 anos ou mais ficaram com os menores índices.
Na explicação a cientista Carol Joinson disse que as jovens que amadurecem mais cedo podem se sentir isoladas e mal preparadas, para as mudanças hormonais. Porém, é possível ainda que as meninas que menstruam depois dos 12 possam sofrer níveis similares de incômodos psicológicos na fase adulta.
“Podemos observar que as meninas adolescentes estão cada vez mais precoces, desta forma as mudanças corporais se tornam mais rápidas e o desenvolvimento psíquico e emocional acaba por não acompanhar essas mudanças, o que pode resultar em conflitos internos e até mesmo estados depressivos”, completa a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon.
Isso porque, segundo a psicóloga, a fase da menstruação é marcada por um período de emoção, ansiedade, dúvidas, irritabilidade. Algumas mulheres sofrem com maior frequência das Tensões Pré-Menstruais, conhecida como a TPM, entre os problemas estão as constantes dores de cabeça.

Nenhum comentário:
Postar um comentário