domingo, 13 de março de 2011

Pacientes que se recuperam de AVC podem ter medicamento à base de curry

O tempero curry em si não apresenta o resultado
no tratamento e sim o composto

O tempero curry, usado na culinária para dar sabor à comida, terá outra função a partir de agora: ajudar pacientes. Segundo pesquisadores, um novo medicamento à base curry pode ajudar a regenerar os neurônios após um acidente vascular cerebral (AVC).

Testes foram realizados em cobaias e já apresentaram resultado. Para o novo remédio, os pesquisadores usarão um dos compostos do curry. Na avaliação foi possível notar uma redução nos déficits motores, provocados pelo derrame.

“Esse novo composto, diferente dos medicamentos atuais, não trata a causa do acidente vascular cerebral, mas as consequências do AVC, e por isso é promissor, já que poderia até ser utilizado em outras situações onde é necessário o restabelecimento de sinapses”, explica o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo Jesus Garcia.

Segundo o tutor, o composto é resultado de complexação da curcumina, “cuja absorção é baixa, semelhante ao que ocorre com o diclofenaco colestiramina, em que a colestiramina complexada aumenta a meia-vida do medicamento e melhora a absorção”, reforça Garcia.

Vale ressaltar, ainda, que o tempero em si não apresenta benefícios no tratamento e sim o medicamento que contém o composto desenvolvido pelos pesquisadores; já que o curry não é bem absorvido pelo organismo e não é capaz de atingir seu objetivo em altas concentrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário