segunda-feira, 14 de março de 2011

Voz merece mais atenção em certas profissões

É muito importante cuidar da voz para o uso profissional
Usar a voz como instrumento de trabalho não se restringe mais há apenas algumas poucas profissões. Se colocarmos na ponta do lápis quantos profissionais usa a voz, poderemos ver desde cantores, atores, professores, além de radialistas, políticos, telefonistas, vendedores e empresários, padres/pastores e secretários.

É muito importante cuidar da voz para o uso profissional. O mau uso pode ocasionar cansaço vocal, rouquidão, ardume ou mesmo dor na garganta, falta de ar e pigarro, todos esses sinais acabam acometendo a laringe.

Alguns hábitos ou ambientes que se associam ao fumo, ar-condicionado, poeira, alergias respiratórias, estresse, predisposição genética e ruído competitivo podem propiciar o surgimento de patologias laríngeas, prejudicando ou mesmo impedindo a atuação profissional.

“Algumas dicas de higiene vocal devem ser incorporadas à rotina dos indivíduos que utilizam a voz profissionalmente. São dicas fáceis que beneficiam muito a qualidade e saúde vocal”, alerta a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Carolina Cysne.

Uma delas é hidratar o organismo com sete a oito copos de água diariamente, em temperatura ambiente, porém, descarta-se a ideia de que tomar refrigerante pode substituir a água. Isso não é verdade, pois esse contém grande quantidade de gases, prejudicando a movimentação do diafragma.

Outra dica é evitar ambientes com ar-condicionado, que resseca as mucosas. Além disso, é muito importante evitar gritos sem suporte respiratório. O grito deve ser sempre evitado, porém, quando não tem jeito, é preciso fazê-lo com técnica correta. São várias sugestões que existem para cuidar da voz. Procure um especialista e conscientize-se dos cuidados e prevenções da saúde vocal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário