segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Problema psicológico pode ser confundido com intolerância à lactose

Tem pessoa que acredita ter intolerância a lactose mesmo apresentando sintomas reais

Algumas pessoas têm intolerância à lactose, ou seja, elas não conseguem aproveitar a lactose (ingrediente característico do leite animal ou derivados) que produz alterações abdominais. Nos Estados Unidos, por exemplo, um a cada quatro ou cinco adultos pode sofrer de algum grau de intolerância ao leite.

O problema é que tem pessoa que acredita ter intolerância a lactose e, mesmo apresentando sintomas reais, o problema mesmo está na cabeça, pois muitos pensam ter essa doença e acabam evitando tais alimentos, causando a falta de cálcio e problemas ósseos posteriormente.

Especialistas da Universidade de Milão fizeram um estudo sobre esses pacientes que acreditam estar com intolerância à lactose e constataram que na verdade, o que eles têm são problemas emocionais como depressão, estresse e ansiedade.

“Essa é uma descoberta muito interessante, levando em consideração que é sempre muito importante levar em conta os fatores emocionais envolvidos em algumas doenças ou reações a alimentos”, reforça a psicóloga e tutora do Portal Educação, Denise Marcon.

As 100 pessoas analisadas na pesquisa se queixavam de dores de estômago, flatulência, diarreia e acreditavam ser intolerantes ao açúcar presente no leite. Os pesquisadores então concluíram que elas possuíam problemas psicológicos que geravam os mesmos sintomas da intolerância à lactose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário