segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quimioterapia contra câncer de mama poderá ser substituída por combinação de novas substâncias

Mulheres poderão ser as mais beneficiadas com o novo medicamento

Apesar da fase de teste da pesquisa, o resultado se mostra promissor para as pacientes de câncer de mama que são submetidas à quimioterapia. A pesquisa usa a associação de alguns tipos de anticorpos como medicamento.

O resultado preliminar foi apresentado durante o 6º Congresso Câncer de Mama pelo diretor científico do Instituto Catalão de Oncologia, Ramon Colomer. Há melhoras significativas a resposta do tratamento, dando sobrevida à paciente e estabilizando a doença quando uma combinação de anticorpos é ministrada juntamente com a quimioterapia.

Entre os anticorpos, responsáveis pelo resultado estão o pertuzumab e o trastuzumab com o docetaxel, medicamento da quimioterapia. A pesquisa está sendo testada em ratos e já mostram ter sucesso. Entretanto, ainda é preciso avançar para aplicar aos humanos.

Ao que indica o oncologista brasileiro Sérgio Simon, os novos medicamentos chegarão aos consultórios médicos dentro de três anos e poderão, no futuro, a partir de mais pesquisas, substituir a quimioterapia.

“O tratamento do câncer de mama é muito doloroso para a mulher, portanto se os estudos comprovarem o benefício dessa associação, muitas pacientes poderão ter uma sobrevida com mais qualidade”, enfatiza o enfermeiro, tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.

Um comentário:

  1. Curtam minha pagina
    http://www.facebook.com/QuimioterapiaEBeleza
    Quimioterapia é punk. Quero compartilhar dicas de beleza, receitas, truques, makes e cosméticos para passar essa barra com estilo, e sem tristeza, né?

    ResponderExcluir