sábado, 3 de março de 2012

Os riscos da pintura corporal: Dermatologista orienta proteger e hidratar a pele, além de alertar sobre o cuidado com a tatuagem de henna


Testar a pintura 48 horas antes é uma das grandes
dicas para evitar problemas após o carnaval.

O verão é a época mais quente do ano, e consequentemente há maior exposição ao sol. Por isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados. E não é só o sol o fator de risco, é necessário estar atento também a essas pinturas feitas em época de carnaval.

Quem escolher a pintura corporal como fantasia de carnaval deve ter alguns cuidados para que a festa não acabe antes mesmo de começar. A médica dermatologista do Centro Dermatológico Pele & Cia, Dra. Valdecira Flaubert Jassus, explica que os cuidados devem começar 48 horas antes da aplicação da tinta.
“As pinturas na pele devem ser testadas antes, na face ventral do antebraço, de preferência escolher tintas atóxicas e hipoalergenicas. E no banho, utilizar sempre o sabonete adequado para cada tipo de pele, ou na dúvida o de glicerina neutro”, alerta a especialista.
A proteção solar também é fundamental, pois a exposição ao sol aumenta o risco de alergia ou de fototoxidade (acúmulo de substâncias que sensibilizadas pela luz causam irritação na pele), por isso a importância do protetor solar com fps e ppd.
“O fps protege contra os raios uvb, que são responsáveis pelo eritema solar, vermelhidão e câncer de pele. O ppd protege contra os raios uva, responsáveis pelo envelhecimento da pele e também pelo câncer de pele. O ppd ideal deve ter pelo menos um terço do valor do fps”, explica Valdecira.

Ao escolher a arte da pintura, ter o cuidado de evitar áreas mais sensíveis, como a pálpebra, mucosa labial, a face de uma forma geral e áreas de dobra que ficam mais expostas ao sol.
“A hidratação também é muito importante, por isso é necessário ingerir bastante líquido, utilizar hidratante principalmente após o banho, e usar demaquilante”, elucida a médica.

E a doutora faz um alerta: Cuidado com a tatuagem de henna, pois os casos de alergia a esse tipo de produto aumentaram, principalmente em crianças por conter algumas substâncias alergênicas.
  Com esses cuidados fica fácil inovar no carnaval, surpreendendo com o seu visual sem causar danos à saúde.

SERVIÇO:
Centro Dermatológico Pele & Cia
Alameda Cabral, 45, no 3º andar - centro
Telefone: 3076-3013 - www.pelecia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário