A Nutricionista Clínica Funcional Dra. Natália Colombo - Diretora da Ncnutre |
Alguns estudos mostram que não existe enfermidade que mexa tanto com a auto-estima como a acne, principalmente na adolescência.
A acne é mais comum em jovens e adolescentes, e seria até possível caracterizá-la como fisiológica em muitos casos, devido a freqüência com que ocorre nessa faixa etária.
Estima-se que 80% da população sofra de algum tipo de acne durante a vida.
A predisposição genetica também é um fator importante, visto que quando os pais tiveram acne, os filhos tem 50% de chance de também ter.
A acne é, frequentemente, uma manifestação temporária da puberdade, já que ela depende da presence dos hormônios sexuais, por isso as lesões começam a aparecer na puberdade. Ela pode variar desde poros obstruídos (cravos pretos e brancos), espinhas e até mesmo nódulos.
Os principais fatores causadores da acne são a comedogênese (formação do cômedo), a produção de sebo, a colonização por uma bacteria chamada Propionibacterium acnes (P. Acnes) e o processo inflamatório.
Os dois primeiros são diretamente favorecidos pela mudança dos padrões estruturais da glândula por estímulo hormonal, que geralmente ocorre na adolescência.
Além da questão hormonal, existem outros fatores que estão bastante relacionados ao aparecimento da acne, em outras fases da vida e também na adolescência.
A acne pode ser sinal de disbiose, ou seja, quando existe uma alteração na microbiota intestinal e com isso a microbiota externa também muda, resultando em um aumento da bacteria P. Acnes, que esta relacionada com o aumento da acne.
Outro fator importante é que a pele também é um órgão que faz detoxificação, ou seja, a eliminação de toxinas. Então é comum que pessoas muito intoxicadas também apresentem o aumento do quadro.
E a alimentação, também desempenha papel importante. A ingestao de alimentos de alto indice glicêmico como arroz branco, pães, macarrão, doces, etc…causa aumento nos niveis de insulina, que estimula a produção de sebo pela glândula sebácea.
Diversos estudos comprovam que o leite e seus derivados apresentam forte relação com o aumento da acne, já que ele é um alimento que apresenta forte ação insulinemica.
Nutrientes e Acne:
-Vitamina A: Fontes Alimentares: Ovos, fígado, sardinha, manteiga, óleo de fígado de bacalhau, leite - Reduz a produção de sebo.
-Vitamina C: Fontes alimentares: laranja, kiwi, acerola - ação antiinflamatória.
-Vitamina B2: Fontes alimentares: Gérmem de trigo, ovo, abacate, frango, grãos integrais - controla a oleosidade da pele.
-Vitamina B6: Fontes alimentares: batata, aveia, banana, ovos. Regula o metabolismo hormonal. Ajuda na diminuição da acne no period pré-menstrual.
-Vitamina B5 (acido pantotenico): Fontes alimentares: abacate, arroz integral, ovos, feijão, cogumelos - envolvido no metabolismo dos acidos graxos e hormônios sexuais – diminui a secreção sebácea
-Fibras: Fontes alimentares: alimentos integrais, semente de linhaça, aveia em flocos: auxilia na eliminação de toxinas.
-Clorofila: Fontes alimentares: vegetais verde escuros (couve, brócolis,…) - auxilia na eliminação de toxinas.
-Cálcio, fósforo e magnésio: Fontes alimentares (vegetais verde escuros – couve, brócolis e grãos integrais como aveia, gérmem de trigo,..) :-mantêm o equilíbrio hidroeletrolítico da pele.
-Zinco: Fontes alimentares: frutos do mar (ostras, mexilhões), grão de bico, soja, cereais integrais – auxilia cicatrização e regeneração de tecidos, tem ação antiinflamatória, tem efeito bactericida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário