segunda-feira, 25 de março de 2013

Lipoaspiração – a campeã das cirurgias

Dr. Fausto Bermeo
O Brasil é o vice-campeão mundial em número de cirurgias plásticas, sendo que o implante mamário é a mais procurada há muito anos. Porém, este quadro mudou. Atualmente o procedimento que ocupa a primeira colocação no ranking é a lipoaspiração. Em quatro anos, o número de cirurgias plásticas no país quase dobrou: passou de 629.287, em 2008, para 905.124, em 2011 - um aumento de 43,9%. Os dados são de pesquisa da Sociedade  Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Para o cirurgião plástico Fausto Bermeo uma das razões pelas quais a lipo ultrapassou as cirurgias de mama foi a preocupação gerada pelos implantes de silicone rompidos de duas marcas estrangeiras, que tiveram problemas em sua fabricação. “As pacientes ficaram com medo de que fosse um problema com todas as próteses, portanto, vem daí essa queda de cirurgias”, sinaliza o cirurgião.
Outro fato que, na visão do médico pode ter alavancado o número de lipos é a nova característica dos homens modernos: a vaidade. “Como o implante mamário é um procedimento exclusivamente feminino é certo que uma cirurgia unissex como a lipoaspiração tomasse o posto de líder”, garante Fausto Bermeo.

O Procedimento - Como qualquer outra cirurgia, a lipoaspiração possui riscos e gera questionamentos vindos do paciente. “É natural que o paciente apresente temores, especialmente se é a primeira vez que é submetido a uma cirurgia. Portanto, é papel do médico e de sua equipe tranquilizar e tirar qualquer dúvida que surja”, orienta Dr. Fausto. Outro fator que deve ser esclarecido é que como o procedimento trata diretamente da redução do volume de gordura corporal, em áreas localizadas, muitas pessoas confundem o verdadeiro sentido da operação. “O que levam muitas pessoas à mesa de cirurgia é a ilusão de que irão perder peso e isso não é verdade, a lipoaspiração atenua o contorno do corpo”, explica Dr. Fausto.

É importante destacar que com o avanço da medicina os procedimentos em cirurgia plástica estão cada vez mais seguros. Porém, é necessário conscientização durante a escolha do profissional e do local em que será realizada a intervenção. “Seguir as orientações do pré e pós-operatório também são fundamentais para determinar o sucesso da cirurgia”, finaliza Dr. Fausto Bermeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário