quarta-feira, 20 de julho de 2016

Cabelos: Principais caracteristicas, dicas para tratamentos e manutenção

Fios de cabelo
Problemas nos fios de cabelos nem sempre estão relacionados com o couro cabeludo; xampus, cremes hidratantes adequados e aplicação correta de produtos quimicos são extremamente importantes para manter os fios sedosos e brilhantes.
Muitas vezes  os problemas são causados por agentes  externos, sejam químicos, físicos ou mecânicos.

Aplicação de produtos químicos como:
Tinturas, alizamentos, xampus e hidratantes de má qualidade e aplicação errônea causam a maioria dos problemas.
Para melhor cuidar dos cabelos, e deixar os fios saudáveis e brilhantes, é fazer o diagnóstico corretamente descobrindo o cabelo que tem. 

Dicas para fazer auto análise e descobrir o seu tipo de cabelo. 

Oleoso:
Ele é brilhante, e coberto com  uma camada de corpos graxos que tapam as cutículas, normalmente perdem o volume.
O tratamento é feito com loção ativa e adstringentes, acompanhado de xampu especial para tirar o excesso de gordura.
Embora existam xampus específicos e alguns tratamentos caseiros, o ideal e cunsultar um especialista. 

Secos:
Os fios são opacos e quebradiços.
Couro cabeludo seco e áspero.
Hidratações feitas periodicamente com cremes hidratantes e lavagem com xampus específicos melhoram a qualidade dos fios.
O tratamento consiste na aplicação de loção ativa para o couro cabeludo seguido de xampus e hidratantes compostos de materiais oleosos.
Couro cabeludo úmido;
O tratamento consiste em loções adstringentes e xampus para cabelos normais.
O ideal é consultar um especialista. 

Sadio:
Os fios são brilhantes e flexível com diâmetro regular e  coloração uniforme.
Aplicação de xampu de boa qualidade, condicionador e cremes hidratantes, conservam e mantém seus cabelos saudáveis e sedosos.

Doenças capilares
 
Algumas doenças causadas por fungos nos fios e couro cabeludo provacam grandes danos como:
Queda, ressecamento, pontas duplas, coceira no couro cabeludo entre outras.

Principais doenças:

Tricoptylosis:
Denominação dada a cabelos que perderam a forma cilíndrica natural, apresenta-se quebradiço e em fiapos, estes sintomas são  apresentados por motivos diversos.  A Tricoptylosis pode ocorrer nas pontas ou ao longo do fio. O primeiro caso é causado por agentes externos, o segundo é causado por falta de xampu adequado e hidratações regulares. Produtos químicos, como, alisantes e tinturas usados de forma inadequada e a exposição em excesso ao sol também causam este terrível mal.
O diagnóstico feito corretamente por um profissional especializado indicará o tratamento correto.

Trichorrhexis Nodosa:
Anomalias consideradas algumas vezes estado primário da  Tricoptylosis, partes do fio ficam com dilatações ovais.  Estes inchaços acabam estilhaçando-se. Anomalia causada por produtos de baixa qualidade e excesso de escova.
O tratamento é feito com xampu e hidratantes de boa qualidade.

Trichoclasie:
Fraturas nas extremidades dos fios. Ela é provocada principalmente por indisposição e nutrição. Sua manifestação é variável , podendo ser de forma difusa ou circunscrita. A má qualidade de produtos também podem provocar esta anomalia.
O tratamento é feito com boa alimentação e produtos de boa qualidade para higienizar e hidratar.

Trichoclasie Nodosa:
Afecção rara. Após o nascimento o cabelo quebra-se espontaneamente com uma simples tração. A raiz fica atrofiada e enfraquece-se o bulbo, transferindo a anemia para todo o fio do cabelo. O couro cabeludo é, às vezes, seco e a pele em forma de pergaminho. Ela surge em duas formas: difusa e sobretudo por placas disseminadas, na região frontal.
Trichorrhexis Nodosa  

Um Dermatologista indicará um bom tratamento.

Trichonodosis:
É o famoso nó do cabelo. O cabelo embaraça facilmente criando muitos nós. O sintoma é causado pela falta de queratina protetora dos fios. A Trichonodosis quando não cuidada, pode causar  Tricoptylosis.
Um bom profissional da área capilar indicará o tratamento adequado.

Pili Torti:
Se apresenta em cabelos mal cuidados. Após o nascimento ou na juventude, os cabelos são pouco nutridos e com aspecto ruim. Na infância, os cabelos normais rebentam, ocultando o mal, por ser isolados e disseminados.O problema surge na região occiptal e também nas têmperas e fronte. Os cabelos ficam tortos como saca-rolha, fortemente achatados e apresenta torções sobre seu eixo.

Pili Torti


Procure um profissional para indicar o tratamento adequado.

Moniletrix:
Cabelo anelado, fino na raiz e grosso nas pontas. Parte-se nos gomos que se forma. Um bom profissional indicará o tratamento adequado.

Cabelo Peladico:
Fio com aspecto de vassoura, pontas do fio pigmentada e a base sem pigmentos. O bulbo atrofia, fica branco, seco e propenso a morrer.
Um profissional especializado indicará o melhor tratamento.

Tricotillomania:
O fator psíquico pode provocar esta anomalia, hábitos como puxar os fios são os causadores.


Trichotillomania

Profissional especializado indicará o melhor tratamento

Pediculose:
Pedículos Capitis, o famoso piolho, vive quase que exclusivamente sobre os cabelos. A fêmea põe os ovos perto do couro cabeludo, ficando firmemente preso aos fios. Estes filhotes são chamados de lêndias . A coceira é o primeiro sintoma, seguindo-se de lesões provocadas pelo constante coçar.
O portador pode apresentar inflamações no ombro e no dorso. Pode surgir infecções secundárias com vários tipos de Piodermites.

Phthiraptera: Piolho humano
O tratamento é feito com xampu especifico para este fim. Repetir a aplicação do xampu a cada semana ( o período de reprodução é de sete dias ) até ter certeza de ter eliminando o mal.
Para situações de mal uso de cosméticos, um profissional cabeleireiro pode te ajudar. Para resolver seus problemas mais graves, procure um dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar).
As empresas de cosméticos e farmacêuticas estão sempre pesquisando e colocando no mercado produtos mais adequados para tratamentos e manutençao do couro cabeludo e dos cabelos.
Fiquem atentos!!.
Artigo publicado originalmente no site Esteta, saúde, beleza, ciência e arte: Esteta

Nenhum comentário:

Postar um comentário