Muitas vezes os problemas são causados por agentes externos, sejam químicos, físicos ou mecânicos.
Qual é o tipo de cabelo que você tem?
Oleoso:
Ele é brilhante, e coberto com uma camada de corpos graxos que tapam as cutículas.
O tratamento é feito com loção ativa e adstringentes, acompanhado de xampu especial para tirar o excesso de gordura.
Secos:
Os fios são opacos e quebradiços.
Couro cabeludo seco e áspero.
O tratamento consiste na aplicação de loção ativa para o couro cabeludo seguido de xampu e hidratantes compostos de materiais oleosos.
Couro cabeludo úmido;
O tratamento consiste em loção adstringente e xampu para cabelos normais.
Sadio:
Os fios são brilhantes e flexível com diâmetro regular e coloração uniforme.
Aplicação de xampu de boa qualidade, condicionador e cremes hidratantes.
Tricoptylosis:
Denominação dada a cabelos que perderam a forma cilíndrica natural, apresenta-se quebradiço e em fiapos, estes sintomas são apresentados por motivos diversos. A Tricoptylosis pode ocorrer nas pontas ou ao longo do fio. O primeiro caso é causado por agentes externos, o segundo é causado por falta de xampu adequado e hidratações regulares. Produtos químicos, como, alisantes e tinturas usados de forma inadequada e a exposição em excesso ao sol também causam este terrível mal.
O diagnóstico feito corretamente por um profissional especializado indicará o tratamento correto.
Trichorrhexis Nodosa:
Anomalias consideradas algumas vezes estado primário da Tricoptylosis, partes do fio ficam com dilatações ovais. Estes inchaços acabam estilhaçando-se. Anomalia causada por produtos de baixa qualidade e excesso de escova.
O tratamento é feito com xampu e hidratantes de boa qualidade.
Trichoclasie:
Fraturas nas extremidades dos fios. Ela é provocada principalmente por indisposição e nutrição. Sua manifestação é variável , podendo ser de forma difusa ou circunscrita. A má qualidade de produtos também podem provocar esta anomalia.
O tratamento é feito com boa alimentação e produtos para higienizar e hidratar de boa qualidade.
Trichoclasie Nodosa:
Afecção rara. Após o nascimento o cabelo quebra-se espontaneamente com uma simples tração. A raiz fica atrofiada e enfraquece-se o bulbo, transferindo a anemia para todo o fio do cabelo. O couro cabeludo é, às vezes, seco e a pele em forma de pergaminho. Ela surge em duas formas: difusa e sobretudo por placas disseminadas, na região frontal.
Um Dermatologista indicará um bom tratamento.
Trichonodosis:
É o famoso nó do cabelo. O cabelo embaraça facilmente criando muitos nós. O sintoma é causado pela falta de queratina protetora dos fios. A Trichonodosis quando não cuidada, pode causar Tricoptylosis.
Um bom profissional da área capilar indicará o tratamento adequado.
Pili Torti:
Se apresenta em cabelos mal cuidados. Após o nascimento ou na juventude, os cabelos são pouco nutridos e com aspecto ruim. Na infância, os cabelos normais rebentam, ocultando o mal, por ser isolados e disseminados.O problema surge na região occiptal e também nas têmperas e fronte. Os cabelos ficam tortos como saca-rolha, fortemente achatados e apresenta torções sobre seu eixo.
Procure um profissional para indicar o tratamento adequado.
Moniletrix:
Cabelo anelado, fino na raiz e grosso nas pontas. Parte-se nos gomos que se forma.
Um bom profissional indicará o tratamento adequado.
Cabelo Peladico:
Fio com aspecto de vassoura, pontas do fio pigmentada e a base sem pigmentos. O bulbo atrofia, fica branco, seco e propenso a morrer.
Um profissional especializado indicará o melhor tratamento.
Tricotillomania:
O fator psíquico pode provocar esta anomalia, hábitos como puxar os fios são os causadores.
Profissional especializado indicará o melhor tratamento
Pediculose :
Pedículos Capitis, o famoso piolho, vive quase que exclusivamente sobre os cabelos. A fêmea põe os ovos perto do couro cabeludo, ficando firmemente preso aos fios. Estes filhotes são chamados de lêndias . A coceira é o primeiro sintoma, seguindo-se de lesões provocadas pelo constante coçar.
O portador pode apresentar inflamações no ombro e no dorso. Pode surgir infecções secundárias com vários tipos de Piodermites.
O tratamento é feito com xampu especifico para este fim. Repetir a aplicação do xampu a cada semana ( o período de reprodução é de sete dias ) até ter certeza de ter eliminando o mal.
Para situações de mal uso de cosméticos, um profissional cabeleireiro pode te ajudar. Para resolver seus problemas mais graves, procure um dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar).
Imagens: Wikipédia e Björgvin Guðmundsson
Nenhum comentário:
Postar um comentário