As cirurgias bariátricas, popularmente conhecidas como cirurgias para a redução de peso, são os recursos mais eficientes e seguros que a medicina atual disponibiliza as pessoas que sofrem de obesidade mórbida e precisam reconquistar a saúde e a auto-estima. Não obstante, para que os procedimentos sejam bem sucedidos, o acompanhamento multidisciplinar, especialmente da área da nutrição, configura-se como fundamental.
Tamanha é a sua importância que o tema foi apresentado no ultimo mês de novembro no XII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, realizado no Mato Grosso do Sul.
O evento contou com o estudo de caso apresentado pela nutricionista Sandra da Silva Maria, que atua no Hospital CECMI – Centro Especializado em Cirurgia Minimamente Invasiva.
Segundo Sandra, é preciso adotar mudança no estilo de vida, reeducação alimentar e uso de suplementos para êxito do procedimento cirúrgico – o que só é possível com acompanhamento nutricional.
“Atendi uma paciente com baixíssimo peso e parâmetros bioquímicos, como proteína e ferritina, também baixos, configurando desnutrição severa”, declara a nutricionista.
No caso apresentado por Sandra, a paciente recebeu suplementação de emergência com fórmula manipulada e aminoácidos isolados para melhor absorção, porém sem sucesso. A cirurgia foi convertida para outro procedimento, menos severo, e que permitiu que a paciente aceitasse suplementação parental e oral. Com a melhora da desnutrição, foi possível utilizar hipercalórico para ganho de peso.
A nutricionista salienta que exemplos como este devem servir de alerta, pois em qualquer procedimento para a redução de peso, a manutenção da saúde deve ser o principal elemento de sustentação para a garantia dos resultados esperados pelo paciente, que então desfrutará de uma nova vida, efetivamente feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário