Como incrementar pratos doces e salgados nas ceias de final de ano
É véspera de Natal e Ano Novo e começam as preparações para a ceia que será servida mais à noite. As receitas mais tradicionais não podem faltar para abrilhantar a comemoração; mas como realçar o sabor desses pratos de maneira diferenciada, saborosa e, ao mesmo tempo, nutritiva?
As nozes e castanhas são ótimas opções para incrementar o sabor de doces e salgados. Tender, peru, chester, pernil e frango - alimentos ricos em proteínas - combinam muito bem com estas frutas oleaginosas, além de também realçarem o paladar de sobremesas como sorvetes, bolos e pudins, e de acompanhamentos como farofas e frios.
Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti Lívia Nogueira as nozes contêm ômega 3, que ajudam a circulação do sangue no cérebro. Tanto elas quanto as castanhas do Pará e de caju, produzem no organismo uma gordura boa que faz com que as artérias aumentem. “A castanha do Pará é rica em zinco, que aumenta o paladar e ajuda na cicatrização, e em selênio, que combate o envelhecimento das células e queda de cabelo. Já a castanha de caju tem fósforo, que auxilia a memória”, comenta a nutricionista.
Além de combaterem o mau humor, quando aliadas a uma dieta, as oleaginosas auxiliam no emagrecimento, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por equilibrar o nível de açúcar no sangue e ativar o metabolismo da queima. Porém, é recomendado obedecer a seguinte dose diária:
Nozes: 4 a 6 unidades
Castanha de caju: 6 a 8 unidades
Castanha do Pará: até 2 unidades
A safra desses alimentos é entre outubro e dezembro, sendo que eles podem ser guardados por até 2 meses. “Para aproveitar melhor seus benefícios o ideal é guardá-los na geladeira e em um recipiente fechado”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti.
Bolo de castanhas do Pará e nozes
Ingredientes: 6 unidades de ovo, 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento químico em pó, 1 1/2 xícara (chá) de leite fervente, 1 xícara (chá) de nozes moída, 1 xícara (chá) de castanha-do-pará moída, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 250 gramas de chocolate branco derretido.
Modo de preparo: Bata as claras em neve. Acrescente as gemas sem parar de bater. Junte o açúcar, a farinha, o fermento em pó e misture bem. Acrescente o leite, as nozes e as castanhas. Leve em forma untada por cerca de 40 minutos em forno médio pré-aquecido. Depois de assado, cubra com o chocolate branco derretido. Enfeite com nozes cortadas ao meio.
Peru com farofa de castanha do Pará e nozes
Ingredientes: 1 peru assado (trinchado).
Farofa: 300 gramas de castanhas do Pará picadas, 300 gramas de nozes picadas, 1 pacote de bolacha de água e sal, 3 cebolas raladas (no ralador grosso), 300 gramas de uvas passas, ½ quilo de margarina. Sal a gosto.
Modo de preparo: Assar o peru da sua maneira e reservar. Dourar as cebolas na margarina, juntar castanhas e as nozes picadas, uvas passas e deixar refogar em fogo brando. Moer as bolachas de água e sal aos poucos no liquidificador e vá colocando em uma tigela, vá misturando aos poucos esta farinha de bolacha ao refogado, até dar um ponto de farofa, que deve ficar solta, mas não muito seca. Provar o sal, misturar bem e tirar do fogo. Arrumar o peru trinchado em uma travessa grande, guarnecer de um lado com a farofa e do outro com frutas em calda escorridas.
Sobre o Oba Hortifruti
Especializada no segmento de hortifruti, a rede possui 28 lojas, em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Com 31 anos de experiência, prima em oferecer frutas, legumes e verduras de alta qualidade e variedade. Conta, também açougue, mercearia, frios e laticínios, adega, peixaria, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante. Tudo para oferecer qualidade, conforto e praticidade aos seus clientes.
O Oba desenvolve diversas ações junto a seus clientes e parceiros, como ofertas semanais e degustações de vinhos em suas lojas. A rede oferece, também, serviço de atendimento com nutricionistas, que atuam junto aos clientes, com informações sobre alimentação saudável. E mantém o projeto Vitaminics, teatro de fantoches apresentado em escolas.
Siga o Oba Hortifruti no Twitter:
Nenhum comentário:
Postar um comentário