segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sexo na melhor idade: vida saudável garante libido

Até quando dá para levar uma vida sexual ativa e saudável? Há um limite de idade?

Estas são dúvidas bem comuns, especialmente entre homens que já estão na chamada “terceira idade”. A boa notícia vem do médico Érico de Rolvare, do Centro Médico Masculino, de Campinas. “Libido e fertilidade independem da idade”. Segundo ele, outros fatores, como taxas hormonais, stress e até mesmo problemas de relacionamento entre os casais é que estão entre os principais inimigos do desejo sexual.

“O avanço da idade, claro, exige alguns cuidados. Mas, fazendo um acompanhamento médico constante, o homem tem mais chances de estar em dia com a saúde e detectar mais rápido o surgimento de qualquer problema”, explica.
Não há uma estatística quanto à frequência de relações sexuais na terceira idade. “É natural que, ao envelhecer, o homem esteja mais preocupado com a qualidade das suas relações do que a quantidade, mas tudo isso é muito pessoal”, comenta o médico.

Um dos problemas mais temidos entre os homens mais velhos é a disfunção erétil. Segundo Érico, “normalmente, as causas mais comuns da disfunção são de ordem psicológica e os problemas de circulação. Nestes casos, a idade pode atrapalhar porque diabetes e hipertensão, frequentes nos homens mais velhos, atrapalham a circulação e, portanto, podem atrapalhar a qualidade das relações sexuais deste homem. Mas, novamente, voltamos ao ponto: para resolver o problema, é preciso atacar as causas e estar com a saúde em dia”.

Já existem medicamentos para problemas de ereção, mas é preciso consultar o médico para evitar o uso indiscriminado, que pode trazer prejuízos. “Minha dica principal é que o homem comece a procurar um médico anualmente, para esse acompanhamento do seu estado de saúde. Todo problema detectado em seu início tem maior chance de ser resolvido”.

O médico finaliza: “um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, stress controlado, sono revigorante, atividade física e acompanhamento médico regular é o caminho para a satisfação na vida sexual, sem limite de idade”.

Dr. Érico de Rolvare
Clínico especializado em tratamento masculino
Médico Associado à SOBRAE (Sociedade Brasileira para Estudo do Envelhecimento)
CRM 102.336
Centro Médico Masculino de Campinas
R. Duque de Caxias, 642 – sala 42 - Centro - Campinas/SP
(19) 3231-2441

Nenhum comentário:

Postar um comentário