segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Serotonina, o hormônio que melhora o humor, aumenta os níveis de energia e controla naturalmente o apetite

A Serotonina exerce um forte efeito sobre o cérebro: níveis normais produzem bem-estar; níveis muito baixos causam compulsão alimentar, enxaqueca, insônia, ansiedade, depressão e outros problemas

Como elevar os níveis de serotonina naturalmente?

Alimentação:
Ingerir carboidrato de boa qualidade pode elevar os níveis de serotonina, como a batata (elas se tornam calóricas e ricas em gorduras quando são fritas. Assadas ou cozidas com a casca, as batatas tem um grande valor nutritivo). Cereais matinais prefira aveia ou cereais integrais sem açúcar e ricos em fibras. Mingau de cereais, como aveia, é excelente; use água ao invés de leite para se beneficiar da capacidade que esses alimentos têm de aumentar os níveis de serotonina. Se quiser, use só um pouquinho de leite, ou experimente coloca suco de laranja no cereal.

Outros cereais excelentes são triguilho (trigo e quibe), trigo-sarraceno, quinoa e cuscuz marroquino.
Arroz integral é melhor, embora o arroz branco ainda seja considerado um carboidrato saudável e nutritivo, ele tem menos da metade de vitamina B que o arroz integral, e quantidades muito menores de outras vitaminas do complexo B.

Alimentos cinco estrelas: Feijão, ervilha e cevada, junto com legumes e temperos, podem ser a base de uma grande variedade de sopas e ensopados saudáveis. O feijão, em especial, é uma excelente fonte de proteína quando combinado com arroz ou milho.

Pipoca: Pipoca sem manteiga é um petisco de primeira categoria, um dos preferidos dos atletas e vigilantes do peso.

Macarrão, para aumentar os níveis de serotonina com este alimento, deve optar por pratos que contenham apenas tomate e hortaliças, com pouca ou nenhuma proteína, como queijo. Pode ser uma salada de macarrão ou uma massa ao sugo. Quando comprar macarrão para cozinhar em casa, experimente os de semolina ou grano duro.

Frutas: uma fruta fornece um pique de energia mais saudável e mais prolongado que um lanche composto por açúcar refinado, como cookies, pães doces, balas e chocolates.

Exercícios:
O exercício é um antidepressivo bastante conhecido. A elevação do humor proporcionada pelo exercício dura cerca de quatro horas.

Os efeitos da elevação do humor da corrida foram os mais estudados e discutidos. No entanto, exercícios mais moderados que a corrida como natação e caminhada, parece proporcionar benefícios semelhantes.

O Dr. Barry Jacobs é um neurocientista da Princeton University que faz estudos extremamente preciosos sobre o funcionamento da serotonina em animais de laboratório. A equipe do Dr. Barry descobriu que a atividade serotoninérgica aumenta de duas a cinco vezes quando um animal está efetuando movimentos repetitivos com a boa, como morder, mastigar ou lamber o pelo. Com base nessas pesquisas, o Dr. afirmou que atividades repetitivas simples, como andar de bicicleta ou correr, podem ser benéficas para pessoas que sofrem de depressão.

O exercício formal não é a única atividade que estimula a atividade da serotonina, qualquer movimento rítmico repetitivo pode aumentar a atividade do sistema serotoninérgico. As pesquisas do Dr. Jacobs indicam que o simples dato de mascar chiclete pode aumentar a atividade serotoninérgica, reduzindo o apetite, acalmando e melhorando o humor.

Que tipo de exercício ou atividade?

Os exercícios básicos de alongamento e flexão relaxam o corpo e melhoram o humor. Eis alguns exercícios fáceis de fazer que envolvem os movimentos repetitivos necessários para estimular a atividade serotoninérgica.

Respiração profunda – a respiração abdominal relaxa o corpo e alivia o stress e a ansiedade.

Alongamento – Fique em pé ou sentado com as costas retas e levante os braços acima da cabeça, estique um braço de cada vez para cima, alternadamente. Esses e outros exercícios leves tem o objetivo de relaxar, alongar e tonificar o corpo, sem exigir suor nem esforço.

Exercícios aeróbicos - Eles elevam o humor e seus efeitos duram muitas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário