sábado, 3 de março de 2012

Queda de cabelo. O que fazer?


A queda de cabelo é uma reclamação frequente dos homens, mas o que muitos desconhecem é que a queda de cabelo na mulher também é uma queixa cada vez mais frequente nos consultórios dos dermatologistas. Mas, mulher calva? Isso mesmo, de acordo com a dermatologista Juliana Gumieiro, a queda de cabelo feminina é muito comum e pode ser provocada por diversos fatores. “As causas são variadas e poderão ser diagnosticadas por um especialista. As mais comuns são provocadas, por exemplo, por distúrbios da tireóide, pela deficiência de ferro e outras vitaminas ou emagrecimento rápido. Em outros casos a predisposição genética pode ser responsável até por uma calvície feminina se não for tratada precocemente”, explica Juliana.

A queda diária de cabelo faz parte do ciclo normal dos fios. Quando se observa um aumento na queda e na quantidade de fios ou diminuição do volume capilar a solução é procurar ajuda de especialistas. “Diariamente perdemos cerca de 50 a 100 fios, que são substituídos por outros que nascem iniciando um novo ciclo. Aproximadamente 80 a 90% dos nossos fios estão em fase de crescimento, que pode durar de dois a oito anos. O restante está na fase de queda, mas serão substituídos por novos fios que vão nascer. O quanto antes for tratado à causa da queda, menor a chance de danos permanentes ao volume capilar”, conta a especialista.

Tratamentos
O tratamento da perda excessiva de cabelo de acordo com a especialista consiste em identificar e reverter à causa da queda. Caso necessário  pode também incluir algum remédio que estimula o crescimento do cabelo e auxilie no crescimento dos novos fios. Quando não é possível reverter o quadro e já se perdeu um grande volume capilar, por exemplo, na calvície genética, existe a opção de fazer um transplante de cabelos. “O transplante é um procedimento cirúrgico que deve ser corretamente indicado para cada caso para ter um resultado satisfatório”, finaliza.

Mitos
Muito se especula quando o assunto é queda de cabelo, por isso Dra. Juliana Gumieiro listou alguns mitos cerca do assunto, confira:
- Lavar a cabeça todos os dias não faz cair mais cabelo;
  - Lavar os cabelos quando a mulher está menstruada não faz mal à saúde;
- Cortar o cabelo não interfere no crescimento dos fios;
- Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade;
- Secador e uso de "chapinha" não aumentam a queda e sim a quebra dos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário