sábado, 20 de novembro de 2010

Melhore a estética com a alimentação

Celulite, estrias, pele ressecada ou oleosa de mais e ainda – flácida! Cabelos fracos e sem brilho... unhas quebradiças. Sem contar as espinhas, as linhas de expressão... Eca! Para acabar com tudo isso só um tratamento estético. E que tal resolver isso com a nutrição?
De acordo com a nutricionista do Acesso Saúde, Débora Fernanda Basso, o nosso aspecto físico (pele, olhos, cabelos, unhas) reflete o estado do nosso organismo, a saúde de nossas células. "Na maioria dos casos, a falta de cuidado com a alimentação exige mais dos órgãos chave como fígado, intestino, rins, dificultando o processo de desintoxicação do corpo e em conseqüência retendo maior quantidade de líquido, aumentando a oxidação celular que está relacionada ao envelhecimento precoce, aumento no depósito de gorduras favorecendo as "gordurinhas" localizadas e principalmente, dificultando o emagrecimento", explica Débora.
Mas, e a genética? Ela existe e isto é mais um motivo para cuidar da alimentação, pois nestes casos, a nutrição também pode fazer a diferença, principalmente no tratamento estético, atuando de forma sinérgica completando o trabalho. "Atualmente, é difícil viver sem interferência de alguma forma das reações químicas negativas. Seja por poluição, ou contato direto com agentes químicos, consumo excessivo de alimentos industrializados, corantes, conservantes, realçadores de sabor, estresse... Por isso, o cuidado com a alimentação pode neutralizar tantas ações negativas", esclarece a nutricionista.

O que faz parte de uma nutrição adequada para colher bons frutos para a saúde estética?

- Escolher os alimentos alvos que farão parte de seu cardápio;

- Avaliar a necessidade de suplementação de nutrientes suprindo a carência do organismo;

- Associar fitoterapia à nutrição, utilizando as plantas medicinais em forma de chá, extratos ou tinturas de acordo com a necessidade;

- Observar a quantidade e qualidade dos líquidos ingeridos.
Super Dica
Além dos benefícios que a alimentação traz para a saúde estética, ressalta-se o ganho de bem estar geral, do bom funcionamento dos órgãos prevenindo doenças como diabetes, hipertensão, problemas hepáticos, renais entre outros.
Principais alimentos aliados da saúde estética
Aveia: rica em silício, responsável por reorganizar as fibras de sustentação da pele. Regula o metabolismo de vários tecidos, principalmente ossos, cartilagens e tecido conjuntivo. Uma das suas principais funções é a síntese de colágeno.

Alga: fonte de iodo que equilibra o trabalho da glândula tireóide, evitando flutuações hormonais. Possui ação hidratante, cicatrizante, lipolítica, energizante cutâneo e antioxidante.
Arroz integral: rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais importantes para o tecido como o magnésio e cromo. Favorece a digestão e o funcionamento do intestino.
Abóbora, Batata doce e Cenoura: exemplo de alimentos ricos em betacarotenoque pode ser convertido em retinol, sendo identificado como carotenóide com atividade pró-vitamina A. Além de ser fundamental no processo visual, a vitamina A atua na resposta imune e no crescimento e diferenciação celular. Possui ação antioxidante, agindo na quebra de cadeias, interrompendo a progressão da atividade dos radicais livres.
Castanha-do-Pará: fonte de selênio, importante antioxidante que atua contra o envelhecimento celular.

Zinco: mineral essencial para a pele, também com propriedades antioxidantes. A pele, os cabelos, unhas e pêlos são ricos em zinco. O zinco garante a estabilidade do tecido conjuntivo da pele, favorecendo o acesso dos nutrientes a várias camadas de pele (derme e epiderme).

Folhas verde-escuras: fonte de clorofila, são alcalinizantes, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.

Lima-da-pérsia: atua principalmente no sistema linfático, reduzindo edemas além de ter um papel fundamental na desintoxicação do fígado.

Maçã: fonte de pectina, um tipo de fibra que pode neutralizar as toxinas presentes no organismo.
issô (pasta de soja fermentada): conhecido como fonte de probióticos naturais, que favorecem o intestino, além de ajudar a desintoxicar e desinchar.
Cacau: Não é a mesma coisa que chocolate! O cacau é um poderoso antioxidante devido ao elevado teor de compostos fenólicos e flavonóides. Sua composição compreende também vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B9, C, A, D e K) e minerais (cálcio, fósforo, zinco, ferro, sódio e potássio).

Água: não poderíamos fechar esta matéria sem falar sobre a água! Responsável pelo equilíbrio celular, manutenção da temperatura corporal, promove melhor absorção dos nutrientes, funcionamento intestinal adequando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário