quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Falta de tempo e excesso de trabalho alavancam estatística de obesidade no Brasil

Rotina atribulada e alimentação fora de casa contribuem para o aumento do número de brasileiros obesos

Em 11 de outubro comemora-se o dia Mundial da Luta contra a Obesidade, uma questão preocupante e que atinge grande parte dos brasileiros atualmente. Os principais fatores que hoje intensificam o quadro de obesos e pessoas com sobrepeso no país são falta de tempo e a má alimentação, com o aumento do consumo de produtos industrializados e processados. 

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), divulgada em 2010, dentre os 34 mil entrevistados, 72,8% consomem feijão, que se caracteriza como um alimento saudável. Apesar da presença de nutrientes na comida do brasileiro, existe alto consumo de açúcar, que é encontrado em refrigerantes e sucos industrializados, uma ingestão de 94,7 ml por dia.

O resultado disso é uma população acima do peso pelo hábito de consumir alimentos extremamente calóricos, por falta de tempo, durante o período de trabalho, por exemplo. Ainda segundo a POF, para os brasileiros acima de 20 anos, respectivamente 48% das mulheres e 50,1% dos homens estão com sobrepeso.

Contudo, a explicação para o aumento da obesidade e do sobrepeso entre os brasileiros dá-se, sobretudo, pela urbanização e industrialização do país. “As mulheres saíram de casa e entraram no mercado de trabalho, deixando em segundo plano as atividades domésticas, como a preparação das refeições para a família, que garantia uma alimentação mais saudável”, conta a professora Bernadete Azevedo, coordenadora do curso de Nutrição do Complexo Educacional FMU.

Uma solução para reverter o atual quadro de aumento de peso entre a população seria a reeducação alimentar e a inserção de atividade física rotina dos brasileiros. “Em longo prazo, as escolas poderiam inserir novos cardápios com alimentação mais saudável às crianças e incluir maior tempo de educação física na grade escolar, pois os jovens de hoje são muito sedentários”, conclui a docente.

O Complexo Educacional FMU, que reúne as Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Faculdades Integradas de São Paulo (FISP) e Faculdades Integradas Alcântara Machado e Faculdade de Artes Alcântara Machado (FIAM FAAM), é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos há mais de 40 anos. Atualmente, a instituição oferece mais de 80 cursos de Graduação, 50 opções de Pós-graduação (Especialização e MBA), 40 cursos de Extensão e Mestrado em Direito. Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores mestres e doutores, que oferecem aos estudantes um ensino diferenciado e inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário